19/04/2023 às 12h20min - Atualizada em 20/04/2023 às 00h04min

Aprenda a tomar decisões com mais confiança: conheça as habilidades necessárias e como desenvolvê-las

Consultora em soft skills dá dicas valiosas para quem deseja aprimorar uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho pelos próximos dois anos

SALA DA NOTÍCIA SI Comunicação
www.opulodogatoempreendedor.com.br
Livre

Tomar decisões é um desafio, tanto na vida pessoal quanto profissional, e requer habilidades que serão cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho até 2025, de acordo com uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial. Para desenvolver essas habilidades, é necessário ter autoconhecimento e entender os próprios valores e crenças. Alice Salvo Sosnowski, especialista em soft skills e desenvolvimento de carreiras, oferece dicas valiosas para ajudar nesse processo.

  • A autoconfiança é fundamental

A autoconfiança é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional. Ter confiança em si mesmo permite que a pessoa tome decisões de maneira mais assertiva e enfrente desafios de maneira mais segura. A autoconfiança está relacionada à autoestima e à capacidade de se conhecer bem. Quando se tem confiança nas próprias escolhas, a pessoa se sente mais motivada e capaz de atingir seus objetivos. A autoconfiança também é vista como uma habilidade essencial para líderes e profissionais de sucesso.

  • Como a análise crítica pode melhorar suas escolhas?

A análise crítica é uma habilidade fundamental para a tomada de decisão eficaz. Ela envolve a capacidade de avaliar informações de forma objetiva, identificando os pontos fortes e fracos de cada opção disponível. Ao desenvolver essa habilidade, a pessoa pode tomar decisões mais informadas e minimizar os riscos envolvidos. A análise crítica ajuda ainda a identificar possíveis falhas e problemas, permitindo a correção antes que eles se tornem maiores. Essa habilidade é particularmente importante no ambiente de trabalho, onde muitas decisões podem afetar a empresa como um todo e requerem uma análise cuidadosa antes de serem tomadas.

  •  Soluções inovadoras requerem pensamento criativo

O pensamento criativo também é uma expertise valiosa pois permite a geração de soluções inovadoras e não convencionais para os problemas. Através do pensamento criativo, a pessoa é capaz de enxergar as situações por diferentes ângulos, identificando novas oportunidades e abordagens. Essa habilidade é particularmente importante em ambientes de trabalho que exigem inovação e resolução de problemas complexos.

  • O poder do raciocínio lógico e da comunicação assertiva

Desenvolver o raciocínio lógico e a comunicação assertiva são aptidões fundamentais para tomar decisões certas. Ao utilizar o raciocínio lógico, a pessoa é capaz de identificar as relações entre os dados, avaliar a validade das informações e chegar a conclusões sólidas. Já a comunicação assertiva permite que a pessoa se expresse de forma clara e persuasiva, defendendo suas ideias e ouvindo ativamente as perspectivas dos outros. Quando combinadas, essas habilidades ajudam a tomar decisões informadas e a transmiti-las com eficácia, permitindo que a pessoa alcance seus objetivos de forma mais eficiente.

  • Adapte-se

A adaptabilidade envolve a capacidade de se ajustar rapidamente às novas situações e tomar decisões baseadas nas circunstâncias atuais. Aqueles que possuem essa habilidade são capazes de se adaptar às mudanças sem perder o foco ou a clareza em suas decisões. Essa habilidade é particularmente importante em situações de crise ou emergência,  em que a capacidade de se adaptar rapidamente pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Ao desenvolver a adaptabilidade, a pessoa pode tomar decisões mais informadas e precisas em qualquer situação.

Para tomar decisões importantes em situações de incerteza e pressão, Sosnowski explica ser importante equilibrar a análise cuidadosa das informações com a preparação para lidar com diferentes cenários. É recomendado buscar ajuda de outras pessoas confiáveis e praticar a tomada de decisões em situações cotidianas. 

Alice Salvo Sosnowski é fundadora da consultoria O Pulo do Gato e autora do livro "Empreendedorismo para Leigos". É uma mulher multitarefas: jornalista, consultora, escritora, especialista em empreendedorismo e soft skills. É sócia da startup Curatas e já desempenhou papéis de liderança em vários projetos prósperos, como o meuSucesso.com, a Rede Mulher Empreendedora e na organização da Virada Empreendedora. Em 2019, Alice foi eleita uma das Top Voices no Linkedin escrevendo sobre as novas competências no mundo do trabalho. Mestre em empreendedorismo na FEA/USP e pós-graduada em gestão de negócios pela FGV, ela compartilha seus aprendizados práticos e teóricos desenvolvendo cursos e workshops e ministrando aulas e palestras por todo o país.

Áreas para entrevistas: Relações de Trabalho - Recursos Humanos e Solução de Conflitos, empreendedorismo e soft skills, gestão de negócios, comportamento, inovação, habilidades empreendedoras, inteligência emocional, networking, equidade de gênero no mundo corporativo, tendências de negócios, PME's.

Redes Sociais: INSTAGRAM I LINKEDIN I SITE


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia