13/04/2023 às 13h35min - Atualizada em 16/04/2023 às 00h09min

Instituto Superação: Formação pelo Esporte capacita professores da rede pública de ensino de Minas Gerais

Primeiro encontro de treinadores ocorrerá em abril. Encontros presenciais são uma das etapas da formação de treinadores realizadas pela organização

SALA DA NOTÍCIA Priscilla Poubel
https://institutosuperacao.org/
Internet
Primeiro encontro de treinadores ocorrerá em abril. Encontros presenciais são uma das etapas da formação de treinadores realizadas pela organização 
 
O Instituto Superação: Formação pelo Esporte, organização não governamental que tem como missão contribuir com a formação pessoal de crianças e adolescentes, desenvolvendo competências socioemocionais por meio da integração entre a educação e o esporte, realiza seu primeiro encontro de Formação de Treinadores em 2023, no dia 15 de abril em Minas Gerais. Esses encontros de formação são partes fundamentais da atuação da organização que está presente em 11 cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

 
A formação de treinadores do Instituto Superação foi estrategicamente estruturada para garantir a implementação do método DNA Superação, promovendo o desenvolvimento contínuo de competências pessoais e profissionais dos treinadores e treinadoras da organização.
 
A matriz curricular da formação está organizada em níveis de certificação progressivos em ciclos anuais, que correspondem ao grau de conhecimento e proficiência na aplicação do DNA Superação.
 
Por isso, os treinadores do Instituto passam por 3 níveis durante essa Formação, o Nível 1 com conteúdo de introdução, Nível 2 com temas de aperfeiçoamento, esses níveis contam com 32h de formação EAD, 4 encontros presencias e 32h de tutoria cada nível. E o Nível 3+ que é o nível de atualização, com 20h de comunidade de aprendizagem com todos os treinadores desse nível, 16h de tutoria durante os treinos realizados por esses treinadores e 40h de cursos livres, participação em palestrar e/ou treinos que possam agregar valor à continuidade da formação.
 
“Professores bem formados é a base para se promover desenvolvimento humano e socioemocional, por isso, investimos na formação de professores da rede pública de ensino, qualificando as atividades esportivas realizadas dentro das escolas.” diz Joana Miraglia, diretora do Instituto Superação: Formação Pelo Esporte.
 
Sobre o Método DNA Superação
Em 2023, os treinadores do Nível 1 e Nível 2 participaram de 8 encontros presenciais e tiveram 128 videoaulas, com 79,72% de retenção média do conteúdo sobre a metodologia. Já os treinadores e treinadoras do Nível 3+.
 
Em relação aos alunos, no ano passado o Instituto Superação teve um crescimento de 106%, atuando em parceria com 62 comunidades escolares de 11 municípios nos dois estados. Dentro do Pilar Desenvolvimento, o Superação atendeu 1.846 alunos-atletas em 2022. Como resultado, houve uma evolução de 16,3% no desenvolvimento esportivo desses jovens e 5,7% de melhora no desenvolvimento socioemocional. Além disso, 86% deles fecharam o ano com notas acima de 7,0 em português e 81% deles com o mesmo resultado em matemática. 
 
No Pilar Competitivo, 127 alunos e alunas-atletas participaram de 323 treinos. No campeonato paulista de basquete, eles participaram de 128 jogos com importantes conquistas: no Sub 12, conquistaram o bronze da 3ª Série, no Sub 13, o bronze da 4ª Série, no Sub 14, a prata da 4ª série, no Sub 15, o bronze da 4ª Série. No Sub 16, os alunos chegaram na nona colocação.
 
Para saber mais sobre o Instituto Superação: Formação pelo Esporte, acesse o site.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia