15/04/2023 às 09h16min - Atualizada em 15/04/2023 às 09h16min

Paciente alerta sobre sintoma pouco conhecido da Covid. Saiba qual

Enfermeira inglesa foi diagnosticada em 2022. Apesar do quadro leve, um sintoma pouco conhecido afetou a qualidade de vida dela

AB Notícia News
Metrópoles
Getty Images
A enfermeira Kim Gibson, que mora na Austrália, foi uma dos milhares de profissionais de saúde diagnosticados com Covid-19 durante a pandemia. Depois de desenvolver um sintoma incomum, ela se propôs a usar a própria experiência para alertar as pessoas sobre as consequências da doença.

Em um artigo publicado nesta semana no British Medical Journal Case Reports, Kim conta que desenvolveu perda auditiva neurossensorial súbita (PANS) cinco semanas após testar positivo para a Covid-19, em 2022.

 

“As evidências sobre os impactos de curto e longo prazo da Covid-19 e das vacinas ainda estão surgindo e o objetivo deste artigo é destacar os efeitos colaterais menos conhecidos do vírus”, afirma a pesquisadora.

A condição, também conhecida como surdez súbita, é definida como a perda repentina e inexplicável da audição, quase sempre em apenas um dos ouvidos. Os pacientes podem sofrer deficiência auditiva leve ou perda total da audição temporária ou permanente.

Um estudo sobre perda auditiva publicado em dezembro de 2022 mostrou que aproximadamente um terço dos pacientes encaminhados a um fonoaudiólogo após sofrer PANS tinham diagnóstico positivos para Covid-19. Outras pesquisas revelaram também aumento de casos entre pacientes assintomáticos.

 

Zumbidos

A enfermeira Kim Gibson afirma que estava com o esquema vacinal completo para a Covid-19 e desenvolveu um quadro respiratório leve após a infecção do coronavírus, mas os problemas auditivos prejudicaram a qualidade de vida dela.

A profissional de saúde também sofreu com zumbidos e vertigem severa, o que a impossibilitou de dirigir. Ela foi forçada a reduzir a carga de trabalho e a tirar licença de seus estudos.

 

“A perda auditiva e os sintomas associados podem ter um impacto significativo na qualidade de vida de uma pessoa e estão intimamente relacionados à ansiedade e à depressão. Esta foi uma experiência chocante para mim, que tive um impacto significativo na minha vida por vários meses, pois nunca tive problemas de audição antes; nem mesmo uma infecção no ouvido”, disse.

Kim, atualmente, está recuperada e escuta perfeitamente.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia