31/03/2023 às 15h15min - Atualizada em 11/04/2023 às 00h01min

Como fechar as portas de entrada para ataques contra PMEs?

Por Atilla Arruda, Diretor de Vendas da Solo Network

SALA DA NOTÍCIA Cecilia Ferraz

Nunca se falou tanto em segurança digital como nos dias de hoje. Além de vantagens para tarefas cotidianas, o crescimento exponencial da digitalização das atividades acendeu um sinal de alerta a partir dos inúmeros ataques que criminosos executam nos ambientes virtuais. Em 2022, o Brasil sofreu mais de 100 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, de acordo com estudo elaborado pela FortiGuard Labs, – um aumento de 16% em comparação com o ano anterior.

Entre os principais alvos estão as pequenas e médias empresas (PMEs), que têm enfrentado uma artilharia diversificada e ainda mais incessante, com uma recorrência em tentativas que ultrapassaram os 20 milhões no último ano. Um dos fatores que explica a concentração de ataques em empresas deste porte é a falta de investimento em estruturas de segurança e capacitação de equipes neste quesito.

Os endpoints costumam ser as principais portas de entrada para agentes mal-intencionados, pois são dispositivos presentes em todos os modelos de negócios, desta forma, torna-se ainda mais importante buscar ferramentas e capacitação para proteção de notebook, desktops, smartphones, tablets, servidores e ambientes virtuais.

Evidentemente que, diferente das grandes empresas, que possuem maiores orçamentos de TI e muitos recursos de segurança para que possam se recuperar um ataque cibernético, as PMEs ainda não priorizam fatores relacionados a cibersegurança no negócio, desta forma, receber um ataque bem executado pode ser fatal não só para o empreendedor, mas também para fornecedores e parceiros em toda a cadeia de suprimentos.

Ainda assim existem alternativas e ferramentas que possibilitam o acesso a soluções que podem garantir a segurança dos negócios. A Microsoft, por exemplo, dispõe de uma gama de alternativas para produtividade e segurança, por meio do Microsoft 365, que é desenvolvido, justamente, para proporcionar o gerenciamento de serviços, que abrange também a segurança contra invasores e proteção de dados.  

Outras práticas que podem também ser aplicadas são:

- Proteja todos os dispositivos do ecossistema: qualquer dispositivo endpoint pode se tornar caminho de ataque para a rede, especialmente se utilizado fora do servidor local, como em casos de home office, por exemplo. É importante investir em soluções que sejam capazes de ajudar na detecção e bloqueio imediato de qualquer atividade suspeita.

- Utilize autenticação multifator (MFA): popularmente conhecida como verificação em duas etapas, exige que as pessoas usem um aplicativo de código ou autenticação antes de acessar qualquer dispositivo. Contar com o MFA pode impedir que hackers assumam o controle de sistemas, mesmo que tenham roubado senhas, por exemplo.

- Conscientize equipes: o phishing é uma das principais táticas para roubo de dados e os e-mails são ferramentas recorrentes para execução da prática. Treine equipes para identificar tentativas de phishing, falsificação ou malwares.

- Conte com políticas de segurança predefinidas: as configurações de política são definidas com base em observações e experiências do provedor contratado. Elas fornecem um local centralizado para aplicar todas as políticas recomendadas para spam, malware e phishing aos usuários, o que inibe a invasão de cibercriminosos.

As PMEs que almejam se desenvolver nos respectivos mercados de atuação não podem renunciar à segurança preventiva. Afinal, no mundo digital, nem sempre adianta trancar a porta depois que o ladrão entrou.

Sobre a Solo Network

Desde 2002 no mercado brasileiro e com mais de 6.000 clientes ativos, a Solo Network é uma empresa de tecnologia com grande foco em serviços e soluções de TI, reconhecida pela grande habilidade técnica e capacidade de entregar soluções de alta qualidade, integradas e aderentes às necessidades atuais e futuras dos clientes, garantindo um excelente retorno dos investimentos em tecnologia. A Solo Network dispõe dos mais altos níveis de certificações e é premiada nacional e internacionalmente pelas fabricantes que representa. Para mais informações, visite: www.solonetwork.com.br/home.

Contatos para Imprensa:

(11) 94135-2414

Cecília Ferraz – [email protected]

Leonardo Nascimento – [email protected]

Natália Diogo – [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia