10/04/2023 às 09h04min - Atualizada em 10/04/2023 às 09h04min

O que Bolsonaro tem a ver com a derrocada de Sikêra Júnior na RedeTV!

Demissão do polêmico apresentador pode significar uma guinada no jornalismo do canal em crise

AB Notícia News
Terra
Reprodução

A queda de Sikêra Júnior representa o enfraquecimento do bolsonarismo na grande mídia. Demitido pela RedeTV!, o apresentador conquistou fama como um dos principais porta-vozes da ideologia associada ao ex-presidente. Ele recebeu cachês da Presidência para divulgar campanhas e informações.

Inicialmente comparado a Ratinho e Datena, adotou um discurso interpretado como reacionário e sensacionalista. Virou alvo de críticas de ativistas de diferentes causas e alguns famosos como Xuxa, a ex-BBB Ana Paula Renault e o apresentador Neto. 

O ‘Alerta Nacional’, produzido pela TV A Crítica de Manaus (AM) e retransmitido pela emissora paulista, foi o programa em que Jair Bolsonaro apareceu mais vezes ao longo dos 4 anos de mandato. Concedeu longas entrevistas ao vivo, inclusive de um hospital em uma de suas internações.

As visitas do político ao estúdio foram marcadas por polêmicas e deboches. Em 23 de abril de 2021, por exemplo, o então presidente comparou um rapaz fantasiado de jumento a Lula, chegando a imitar a voz grave do petista ao dizer um de seus bordões. “Companheiro, companheiro.”

A atração populista comandada por Sikêra Júnior usou o mundo cão para justificar o conservadorismo defendido por bolsonaristas e disseminou preconceitos que suscitaram acusações de racismo, homofobia, misoginia e negacionismo da ciência – discriminações também ligadas à figura pública de Bolsonaro.

Propagado pelo canal como grande revelação da TV e gerador de audiência (tirava do traço e chegava a marcar 3 pontos nas melhores fases), o comunicador logo entrou em decadência, perdeu a maior parte do público e acumulou processos na Justiça.

A derrota de Bolsonaro na eleição de outubro de 2022 ampliou a crise entre Sikêra Júnior e a emissora de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho.

Em seu pior momento no Ibope desde a inauguração em 1999, a RedeTV! busca se dissociar da política e do bolsonarismo para atrair mais telespectadores e anunciantes, e também fazer um aceno amistoso ao governo Lula. Precisa reabilitar a imagem para garantir a sobrevivência do negócio.

O declínio de Sikêra Júnior no âmbito nacional prova que o jornalismo policialesco está em baixa na TV aberta. É importante separar esse tipo de atração apelativa de programas baseados em ações policiais e na exposição realista da violência urbana, como o ‘Operação de Risco’, também na RedeTV!, apresentado pelo respeitado ex-delegado Jorge Lordello.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia