27/11/2019 às 10h13min - Atualizada em 27/11/2019 às 10h12min

Thales assume papel ativo no projeto de pesquisa europeu OPENQKD que criará infraestruturas de comunicação quântica em vários países europeus

Desenvolvimento de uma infraestrutura de comunicação quântica na Europa

DINO


A Thales está envolvida na pesquisa de tecnologia quântica há muitos anos. Por exemplo, os centros de pesquisa da Thales estão trabalhando em temas envolvendo sensores quânticos e instrumentos de medição quântica, comunicação quântica e vários blocos de construção de computadores quânticos.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20191127005340/pt/

Quantum communication infrastructure being developed in Europe (Photo: Thales)

Quantum communication infrastructure being developed in Europe (Photo: Thales)

Quantum communication infrastructure being developed in Europe (Photo: Thales)

Era, portanto, natural que a Thales se unisse ao consórcio AIT (Instituto Austríaco de Tecnologia), escolhido pela Comissão Europeia para realizar seu projeto OPENQKD, o precursor de uma importante infraestrutura de comunicação quântica na Europa. Seu principal objetivo é fortalecer drasticamente a segurança de aplicativos críticos nas áreas de telecomunicações, finanças, saúde, fornecimento de energia elétrica e serviços públicos. Em uma fase posterior, irá conectar a rede de computadores quânticos, prefigurando um novo tipo de Internet. Com orçamento previsto em 15 milhões de euros, este é o único projeto desse tipo no mundo. O consórcio liderado pela AIT é composto por 38 empresas e organizações de pesquisa em todo o continente como parceiros.

O projeto OPENQKD visa mudar a forma como percebemos, entendemos e usamos a comunicação quântica. Seu principal objetivo é criar e testar componentes europeus de redes de comunicação que integram dispositivos quânticos, para implementar aplicativos como a criptografia quântica (Quantum Key Distribution, QKD). As chaves geradas por QKD fornecem criptografia ultra segura para transmitir dados com um elevado nível de confidencialidade.

A Thales está fazendo duas contribuições principais para esse projeto, uma em terra e a outra no espaço. A primeira envolve o fornecimento de equipamentos de criptografia compatíveis com QKD para redes terrestres, com o objetivo de criar um centro europeu de conhecimento nessa área. Na segunda, a Thales definirá o segmento espacial de uma rede de comunicação quântica, porque esses tipos de redes necessitarão de satélites para fornecer cobertura em todos países ou continentes.

Para saber mais sobre o projeto OPENQKD, clique aqui.

Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é um líder mundial em tecnologia que está moldando hoje o mundo do amanhã. O Grupo fornece soluções, serviços e produtos a clientes nos mercados aeronáutico, espacial, transporte, identidade e segurança digital e defesa. Com 80.000 funcionários em 68 países, a Thales gerou vendas de € 19 bilhões em 2018 (em uma base pro forma, incluindo a Gemalto).

A Thales está investindo principalmente em inovações digitais — conectividade, Big Data, inteligência artificial e segurança cibernética — tecnologias que apoiam empresas, organizações e governos em seus momentos decisivos.

ACESSE
Thales Group
Página de mercado
Fazer download de fotos HD

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

CONTATOS DE IMPRENSA

Thales, relações com a mídia

Sistemas de Transporte Terrestre

Chrystelle Dugimont

+33 (0)6 25 15 72 93

[email protected]


Fonte: BUSINESS WIRE
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia