08/04/2023 às 09h11min - Atualizada em 08/04/2023 às 09h11min

Japão deixará de pedir comprovante de vacinação ou teste de Covid-19 de viajantes a partir de maio

País asiático é um dos últimos a manter exigências sanitárias relativas à pandemia

AB Notícia News
O Globo
Philip Fong / AFP

Um dos primeiros países impactados pela pandemia do coronavírus, ainda no começo de 2020, o Japão foi um dos que mais demorou para reabrir suas fronteiras e relaxar as exigências sanitárias aos viajantes internacionais. Esse cenário, no entanto, tem mudado. A partir de 8 de maio, turistas não precisarão mais apresentar certificado de vacinação contra a Covid-19 ou teste negativo para entrarem no território nipônico.

A informação foi publicada pela Organização Nacional de Turismo do Japão em seu site, no último dia 5. Esse é mais um passo do país para normalizar a circulação de pessoas desde o início da pandemia.

Em junho de 2022, quando boa parte do mundo já estava voltando a uma certa normalidade pré-pandêmica, o Japão finalmente reabriu suas fronteiras, fechadas desde março de 2020. Naquela primeiro momento, apenas grupos pequenos, de turistas de determinados países (o Brasil não estava na lista) e com supervisão de empresas e guias autorizados pelo governo japonês, poderiam fazer turismo no país.

 

Em setembro, a exigência de fazer parte de uma excursão foi retirada, e a lista de países autorizados foi ampliada (desta vez abrangendo os brasileiros). Desde então, a única exigência sanitária é que o turista apresente um comprovante com ao menos três doses de vacina contra a Covid-19 ou um teste PCR negativo feito ao menos 72 horas antes da viagem.

 

Uma outra importante mudança recente na política anti-Covid no país foi o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em locais públicos. A adoção do equipamento de proteção individual agora é apenas sugerida para ambientes lotados e fechados, como trens, metrôs e centros comerciais.

Os países asiáticos, por estarem mais próximos do epicentro inicial da Covid-19 e pelo trauma de outras crises, como a da SARS, foram os últimos a normalizar suas medidas sanitárias em relação aos viajantes internacionais. Importantes destinos , como Hong Kong e Cingapura, só abandonaram as limitações de entrada no começo deste ano. Até o segundo semestre de 2022, a Tailândia e outros países do Sudeste da Ásia também ainda não haviam flexibilizado suas políticas anti-Covid.

A última fronteira para a liberação total ainda é a China continental, que também já dá sinais de uma reabertura, lenta e gradual. Em janeiro deste ano, o país eliminou a exigência de quarentena de quem chegava do exterior. Em março, voltou a emitir vistos para turistas internacionais e a permitir a entrada de visitantes estrangeiros em locais e situações onde o visto não é necessário (como, por exemplo, a escala de navios de cruzeiros em Xangai). Ainda assim, a apresentação de um teste negativo para a Covid-19 continua a ser obrigatório para quem quer entrar no país.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia