03/04/2023 às 10h57min - Atualizada em 05/04/2023 às 00h08min

Assessoria de imprensa promove assertividade na criação de conteúdo e credibilidade para uma franquia

Contar com uma agência especializada nesse segmento é essencial para o negócio que deseja iniciar sua expansão por meio do franchising

SALA DA NOTÍCIA Elaine Rodrigues
 

Com o mercado de franquias em constante crescimento, registrando um aumento de 14,3% no faturamento em 2022, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), muitos empreendedores visualizam esse setor com bons olhos e passam a adotar esse sistema como forma de expansão.

Dessa maneira, o franqueador prepara estratégias para o seu negócio expandir. Muitos começam a participar de feiras, investem em marketing de conteúdo, campanhas de tráfego pago e eventos do segmento para networking com outros empresários do mesmo ramo.

Porém, além disso, é de extrema importância que uma rede de franquias também invista em uma assessoria de imprensa, para obter todos os benefícios que essa estratégia pode oferecer. Pois, para deixar a marca mais conhecida, posicioná-la no mercado e construir uma imagem sólida, é essencial que a rede tenha visibilidade também na imprensa.

“A vantagem que uma rede de franquias terá ao contar com uma equipe que faça sua assessoria de imprensa é gerar sua boa aparição na mídia e no mundo dos negócios. Grande parte das reportagens que serão produzidas é para dar enfoque a assuntos relacionados à empresa, fortalecendo a sua expertise no setor”, comenta a diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação - empresa de assessoria de imprensa focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia – Renata Brito.

 

Exposição na mídia e credibilidade

 

Uma franquia que deseja expandir seu negócio deve contar com uma alta exposição na mídia, para que se torne reconhecida e gere credibilidade no assunto que é o foco da empresa. E isso, é justamente uma das vantagens de contar com uma equipe especializada em assessoria de imprensa.

 

“Ao contratar uma assessoria de imprensa essa empresa terá um maior número de matérias publicadas nos veículos de comunicação. Com essa exposição, poderá aparecer um público maior interessado no produto ou até mesmo de investidores que queiram adquirir uma unidade do negócio”, conta Renata.

 

Desse modo, com a marca mais conhecida, o empresário irá gerar credibilidade no seu negócio, construindo uma imagem positiva sobre a franquia e, consequentemente, atribuindo valor à empresa.

 

“Criar essa reputação na mídia é um dos pilares da assessoria de imprensa, justamente para manter a marca no radar no universo dos negócios. Para isso são montadas algumas estratégias e produções de conteúdo que irão fortalecer o nome da empresa”, salienta Renata.

 

Conteúdo assertivo

 

Outro ponto importante que é encontrado quando uma franquia contrata uma agência de assessoria de imprensa é o fato de serem assertivos nos conteúdos que serão abordados naquele momento, através de uma estratégia de comunicação que esteja alinhada com a empresa. 

 

“Caso o principal interesse da franquia seja o de expandir, o melhor caminho a seguir é através de mídias voltadas a negócios, para que fortaleça essa intenção da rede. Porém, se a estratégia é de gerar uma maior força na marca e atrair novos clientes, a assessoria poderá trabalhar com uma editoria que foque no público em geral, que está em busca de novidades”, explica Renata.

 

Networking e relacionamento

 

Ter contatos em diversos setores é muito significante para um negócio, mas para contar com uma aproximação maior com um jornalista, por exemplo, é uma tarefa mais indicada para um assessor de imprensa. Ele irá saber como abordar o jornalista e indicar uma pauta que faça sentido tanto para a empresa como para o veículo.

 

“A assessoria de imprensa conta com um mailing de jornalistas, de vários tipos de mídias e de diversas editorias. Dessa maneira, quando vamos oferecer uma sugestão de pauta é mais fácil contatar esse profissional, além de sabermos qual o veículo mais indicado para determinada matéria”, conta a diretora de comunicação da Fatos&Ideias.

 

Além disso, Renata ainda ressalta que a comunicação é peça indispensável em uma rede de franquias. “As pessoas querem criar um relacionamento com as marcas que gostam, pois muitos desejam conhecer de verdade essas empresas, principalmente sua origem. Criar conteúdo que aproxime a marca do seu público-alvo deve ser uma das prioridades.”

 

Sobre a Fatos&Ideias Comunicação

A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos. www.fatoseideias.com.br 

 

Fatos&Ideias Comunicação[email protected] 

Renata Brito - (17) 9 9107-4530 – [email protected] 

Leonardo Lino – (17) 9 9171-1771 – [email protected]


 


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