03/04/2023 às 10h11min - Atualizada em 03/04/2023 às 10h11min

Viveo integra numa só marca negócios que vão de produto para harmonização facial à nutrição especial

Mafra Especialidades faz parte de ‘arrumação da estante’ após quase 20 aquisições

AB Notícia News
O Globo
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conglomerado de saúde Viveo decidiu arrumar a estante depois de comprar 19 empresas em apenas dois anos. Três meses após juntar seis companhias numa só, a empresa controlada pela DNA Capital está criando uma nova marca que vai reunir negócios com foco em nutrição suplementar e dermatologia corretiva.

Trata-se da Mafra Especialidades, que nasce da união da Cirúrgica Mafra, da Arpmed e da Ative. A nova marca tem 19 mil produtos e atende de pacientes a médicos e clínicas, com operação de varejo e e-commerce. A companhia já tem 40% do mercado brasileiro de distribuição de toxina botulínica — ela trabalha com as marcas concorrentes à Botox — e vende produtos de nutrição especial (para pacientes debilitados ou com intolerância), medicamentos especiais e produtos ortopédicos.

— Quase tudo o que vendemos pela Mafra Especialidades não se encontra em drogaria normal. Por isso trabalhamos com o conceito espaços de saúde. Agora, com uma só marca, a gente une os mesmos portfólio de produtos, canais de atendimento e distribuição — afirma Erica Schvartzman, diretora responsável pela Mafra Especialidades.

 

7% do faturamento

 

As três marcas unificadas respondem por 7% do faturamento da Viveo, que somou R$ 8,7 bilhões no ano passado, segundo a diretora de relações com investidores da Viveo, Flávia Carvalho.

— E essa fatia tende a crescer, pois são segmentos que crescem mais que o mercado de saúde como um todo. A chamada dermatologia corretiva, por exemplo, cresce de 20% a 30% ao ano — acrescenta Flávia.

Todos os negócios unificados fazem parte da agressiva estratégia de aquisições da Viveo. A Cirúrgica Mafra foi adquirida em agosto de 2021, na primeira transação da empresa após seu IPO na Bolsa. Na ocasião, a companhia pagou R$ 900 milhões pela Cirúrgica Mafra e pela Profarma Specialty, da qual a Arpmed fazia parte. Já a Ative veio para a carteira da Viveo em maio do ano passado, quando a companhia pagou R$ 256,7 milhões pelo conglomerado Pro Infusion.

Em março, a Viveo já havia reformulado a marca Mafra Hospitalar, transformando-a em apenas Mafra e abrangendo seis empresas.

 

Família que criou a Amil

 

Controlada pela DNA Capital — que tem como principal sócia a família Bueno, que criou a Amil —, a Viveo é um conglomerado de vários negócios que distribuem quase todo insumo de que hospitais, clínicas e laboratórios precisam para ficar de pé, de luvas descartáveis a medicamentos, passando por reagentes usados em exames.

O consumidor final se relaciona mais diretamente com uma de suas marcas, a Cremer, cujos algodões, curativos, ataduras e máscaras estão em 90% das farmácias brasileiras. Mais recentemente, a Viveo passou a oferecer serviços que vão da gestão de estoque hospitalar a uma assinatura de medicamentos vendida diretamente ao paciente por meio da start-up Far.Me.


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