02/04/2023 às 08h29min - Atualizada em 02/04/2023 às 08h29min

Conheça as praias de Salvador que se tornaram 'point' para a prática de diferentes atividades esportivas

A orla é o local mais adequado para quem gosta de praticar esportes ao ar livre, na capital baiana.

AB Notícia News
G1
Arquivo pessoal
No dia 29 de março, Salvador comemorou 474 anos. Para celebrar a data, o g1 BA publica, ao longo do mês, uma série de conteúdos sobre diversos elementos da capital baiana.
 

Um dos elementos mais marcantes de Salvador é a diversidade das praias. A capital baiana tem 20 praias espalhadas em 50 quilômetros de orla, uma das mais extensas do país. Com um grande leque de opções, o litoral soteropolitano se destaca não somente pela beleza natural, mas também por ser referência para quem curte práticas esportivas ao ar livre.

Alguns pontos à beira mar se tornaram centros esportivos a céu aberto - de modo improvisado, claro - e recebem diariamente centenas de pessoas para atividades como surf, futevôlei, canoagem, entre muitas outras.

 

g1 BA preparou uma lista com as praias que se tornaram referência em diversos esportes. Confira.

 

Stella Maris - point dos turistas

 

A praia de Stella Maris é um dos locais preferidos por quem pratica surf na capital baiana. O local já recebeu diversos campeonatos, inclusive de nível nacional, e conta com uma entidade representativa, além de uma escola para iniciantes.

De acordo com o presidente da Associação de Surf e Ecologia de Stella Maris, Adauto Costa, todo o desenvolvimento que ocorreu nesse trecho da capital baiana se deu pelo protagonismo do surf.

“O surf em Stella Maris é famoso desde a década de 80, com a realização do Fico Surf Festival, campeonato brasileiro de surf. Foi nessa época que surfar aqui se tornou popular. A praia antigamente só era frequentada por surfistas e seus acompanhantes. Ainda hoje Stella recebe grandes eventos anualmente, a exemplo do WQS, Pro Júnior, Super Surf, entre outros”, enumera Costa.
 

A praia tem correnteza e ondas fortes, condições que favorecem a prática esportiva. Para Adauto, que também é professor de surf na Stella Surf School, o trecho é agradável tanto para quem ainda está aprendendo a se equilibrar sobre a prancha quanto para quem já tem experiência.

 

“Aqui existem variados picos, diferentes tipos de ondas. Em uma faixa de três quilômetros, são mais de dez tipos de ondas. Isso atrai bastante os surfistas” ressalta.
 

Praia da Ribeira - águas calmas e propícias para remo e canoagem

 

Com um mar bastante calmo e sem ondas, a praia da Ribeira, na península de Itapagipe, é uma ótima opção para quem deseja praticar modalidades como remo e canoagem.

 

“Escolhemos essa praia pela presença da baía de Todos-os-Santos e pelas condições favoráveis que ela proporciona. A água mansa, cristalina, faz com que a canoa deslize e a atividade seja melhor desenvolvida”, explica o professor do grupo CBX Canoa Club, Ricardo Santana.

Ele ainda comenta que os esportes aquáticos são bons para o corpo e para a mente, e ampliam a consciência ambiental. "Além da beleza da paisagem natural, essa praia e esse esporte proporcionam visualizar o nosso mar de um ângulo diferente, de fora para dentro da água”, observa.

 

 

Jaguaribe - ventos atraem amantes do kitesurf

 

A praia de Jaguaribe tem sido um dos locais que mais recebem modalidades na orla da capital. Desde opções mais comuns, como o futebol de areia ou funcional, a outras mais radicais, como o kitesurf, a praia recebe praticantes de todas as idades e de diferentes esportes.

 

No caso do kitesurf, o local é especialmente propício por causa da direção e da força dos ventos. Diferente do surf tradicional, o esporte utiliza outros equipamentos para além da prancha, como asa inflável, vela e pipa.

“Jaguaribe é ideal para nós, pois tem uma área delimitada do kitesurf. Por ser uma área de orla menos habitada, conseguimos realizar as atividades pela manhã até o final de tarde. Há mais de vinte anos já praticamos esse esporte em Jaguaribe”, diz o instrutor de kitesurf Maurício Sales.

 

 

Porto da Barra - da natação ao futevôlei

 

Outra praia referência para praticar atividades físicas diversas é o Porto da Barra. Tanto na água quanto na faixa de areia, é possível realizar diferentes esportes: vôlei, stand up paddle (SUP), mergulho com cilindro, futevôlei, natação.

A partir das 6h da manhã, já é possível encontrar turmas de futevôlei, por exemplo. Thassiane Ribeiro, bicampeã baiana na modalidade, dá aulas no local há uma década. Ela lembra que deu os primeiros passos na carreira esportiva na região da Barra e conta um pouco da história do futevôlei na capital baiana.

 

“O Futevôlei chegou na Barra há 40 anos, foi o local pioneiro do esporte em Salvador. Quando comecei a fazer aulas, pensei em trazer a inclusão dos treinos para outras pessoas, principalmente para as mulheres”, conta.

 

 

Conforme Thassiane, o espaço se tornou referência de atividades físicas, por conta das condições climáticas da região. “O Porto da Barra apresenta condições muito boas para fazer futevôlei e outras atividades, pois não tem vento forte, nem mar agitado. São águas bem calmas, sem muitas ondas. Além disso, é uma praia muito bem localizada, de fácil acesso”.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia