30/03/2023 às 10h46min - Atualizada em 31/03/2023 às 00h00min

Conheça 3 curiosidades sobre o processo de produção dos salgadinhos de milho

Um mix de farinhas selecionadas, máquinas potentes, técnicas adequadas e alguns segredinhos fazem parte do processo de produção dos salgadinhos da Yoki

SALA DA NOTÍCIA Amanda Bellino
 

Já parou para pensar em como são feitos os salgadinhos de pacote encontrados em larga escala no comércio e que são uma ótima pedida para matar a fome, seja nos intervalos das aulas, no descanso entre as atividades do trabalho, na volta para a casa, ou mesmo em casa para receber os amigos? Os aperitivos como salgadinhos de milho cumprem muito bem a função de ser um alimento prático, versátil, acessível e com diversas opções de sabores para agradar os diferentes tipos de paladar. 
 

O que muitas pessoas não imaginam é que o conteúdo encontrado nos pacotes passa por um rigoroso processo de produção, que começa desde a escolha dos ingredientes, que farão parte de cada receita, até chegar no centro de distribuição para abastecer o comércio e alcançar o consumidor final. Conheça, abaixo, três curiosidades sobre o processo de produção desses produtos:

 
1.Grão de milho é o principal ingrediente
 

A Yoki, principal marca da General Mills na América Latina e líder de mercado em diversas categorias, traz em sua linha de salgadinhos de milho “Yokitos” variação de sabores, como queijo, presunto, cebola e requeijão em diferentes formatos. Mas o que essa variedade tem em comum? O grão de milho é o principal ingrediente da receita e é por ele que é extraída uma farinha fina - conhecida como fubá -  e o “gritz”, que é uma versão do grão de milho moído em grânulos pequenos. 

 
2.Ingredientes passam por um “choque térmico” para se expandir no formato desejado
 

Com esse mix de matérias-primas, os ingredientes são alocados em maquinários adequados e, junto com a água, misturam-se até formar uma massa homogênea que será aquecida e comprimida, passando por aberturas especiais que ditam o formato dos salgadinhos. A máquina extrusora é a responsável pelo processo em que a massa passa por um choque térmico para se expandir.

 
3.Não é frito! 
 

Após a fase de expansão, os salgadinhos vão para o forno e são assados por cinco segundos. Esse processo permite a retirada da umidade e resulta na crocância e forma aerada do alimento. Na sequência, é a vez de promover o tempero e aroma do salgadinho no tambor aromatizador. Depois de esfriar, os floquinhos são pesados até caírem dentro da embalagem, são envazados, organizados em pallets e seguem viagem para o seu destino final até chegarem às gôndolas do comércio para venda ao consumidor.

 

Sobre Yoki

Uma das marcas mais queridas do Brasil, a Yoki conecta pessoas por meio de alimentos saborosos e práticos que facilitam o dia a dia. Produzidos com ingredientes naturais vindos diretamente do campo, a marca está presente na vida dos brasileiros em todos os momentos, de celebrações importantes até as refeições diárias. São mais de 300 produtos em seu portfólio, distribuídos em 20 categorias. A Yoki tem o orgulho de ser pioneira, e vencedora do Top of Mind 2020 e 2021, nos segmentos de pipoca de micro-ondas e de farofa pronta, dois grandes hits da marca. Importante referência no portfólio da General Mills, uma das maiores indústrias de alimentos do mundo, a Yoki é a principal marca da multinacional norte-americana na América Latina e líder de mercado em diversas categorias.
 

Sobre a General Mills

A General Mills é uma empresa líder global em alimentos e trabalha “fazendo os alimentos que o mundo ama”. Suas marcas globais incluem Cheerios, Annie's, Yoplait, Nature Valley, Häagen-Dazs, Betty Crocker, Pillsbury, Old El Paso, Wanchai Ferry, Yoki, Blue e muitas outras. Com sede em Minneapolis, Minnesota, EUA, a companhia chegou ao Brasil em 1997, quando iniciou as vendas do sorvete premium Häagen-Dazs. Em 2012, adquiriu o Grupo Yoki Alimentos, conquistando um novo modelo de negócios e tornando-se proprietária das marcas Yoki, Kitano e Mais Vita, reconhecidas pelos brasileiros há décadas.
 

Contato para imprensa

Grupo In Press

[email protected]


 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia