27/03/2023 às 11h33min - Atualizada em 27/03/2023 às 11h33min
Ford Transit automática estreia mecânica da nova Ranger e custa R$ 274.500
Primeira van automática vendida no Brasil tem câmbio de 10 marchas como o Mustang e motor 2.0 turbodiesel que estará na Ranger
AB Notícia News
Quatro Rodas
Divulgação/Ford Enquanto o câmbio automático é dominante nas vendas de automóveis e picapes, até agora não havia uma van com câmbio automático à venda no Brasil. A Ford Transit passa a ter essa opção nas versões furgão e minibus, estrategicamente posicionadas custando praticamente o mesmo que as Mercedes Sprinter com câmbio manual. Parte dos R$ 274.500 na configuração van L3H3.
Preços da Ford Transit automática:
Transit Furgão Van L3H3 – R$ 274.500
Transit Minibus vidrada – R$ 298.200
Transit Minibus 14+1 – R$ 336.500
Transit Minibus 17+1 – R$ 358.900
Uma concorrência tão direcionada tem motivo. Transit e Sprinter têm versões com dimensões parecidas, tração traseira e números de potência equivalentes, e a Sprinter tem tradição, por ser vendida no Brasil desde 1997. A saída para a Transit, que foi vendida entre 2008 e 2014, e retornou em 2021, é apostar no que a rival não tem.
O motor 2.0 turbodiesel EcoBlue, com turbo de geometria variável, já era conhecido, mas tem 165 cv e 39,7 kgfm ante os 170 cv das versões com câmbio manual de seis marchas. A Ford explica que essa mudança se dá pelo mapa de funcionamento do motor, que é otimizado para o câmbio automático de 10 marchas. É um câmbio da mesma família daquele utilizado pelo Mustang, mas cada qual tem uma exigência de força diferente.
O interessante aqui é saber que essa combinação entre o motor 2.0 turbodiesel e o câmbio de 10 marchas funciona como uma prévia para o que veremos na nova geração da Ford Ranger, que será lançada no Brasil ainda em 2023.