25/03/2023 às 10h40min - Atualizada em 25/03/2023 às 10h40min

Quer mudar de emprego sem sair do trabalho atual? Veja como fazer para não se queimar

Pode anunciar a procura de emprego nas redes sociais? Como conciliar o horário da entrevista com a jornada de trabalho? Pode falar para os colegas? Veja recomendações para essas e outras dúvidas.

AB Notícia News
G1
Divulgação

Profissionais que estão infelizes em seus empregos e preferem sair da empresa atual já com outro trabalho garantido devem ter muito cuidado.

A procura por uma nova oportunidade envolve discrição e cautela, segundo especialistas em recrutamento. Caso contrário, o empregador atual pode descobrir as intenções do profissional e antecipar a saída dele da empresa.

Veja abaixo as dicas de Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half no Brasil, e da especialista em recolocação Taís Targa, em 10 passos.

 

Cuidados nas redes sociais

 

O cuidado com o que se expõe nas redes sociais é fundamental quando se procura emprego. A situação é bem diferente de quando se está desempregado – nesse caso, divulgar para todo o mundo que está buscando emprego é essencial para aumentar as chances de voltar ao mercado. Mas, quando ainda se está vinculado a um trabalho, a exposição pode fazer o efeito contrário.

 

Mantovani recomenda não anunciar nada nas redes sociais nem pedir referências.

“Evite se expor nas redes sociais e fazer posts dizendo que está procurando emprego. Mas o profissional deve se candidatar normalmente às vagas porque as empresas que fazem seleção têm obrigação de manter o sigilo profissional”, diz Taís Targa.

Outro cuidado é na abordagem das pessoas nas redes para pedir emprego. Segundo o diretor-geral da Robert Half, nunca se sabe se essa pessoa conhece algum colega de trabalho ou o chefe.

“Considere os possíveis riscos e benefícios antes de abordar alguém. Aja de maneira segura, evitando o território familiar, e dirija sua pesquisa a um novo setor da indústria ou uma região geográfica diferente da sua”, diz Mantovani.

“Claro que você não vai se candidatar para uma empresa cujo superior hierárquico imediato é amigo do seu chefe”, alerta Taís.

 

Como fica o LinkedIn?

 

Assim como o profissional deve atualizar o seu currículo, o mesmo cuidado deve ser tomado com o perfil do Linkedin, afirma Taís.

“Da mesma forma que não é adequado usar as redes sociais para anunciar que quer mudar de emprego, é um risco atualizar o LinkedIn. Mas, hoje em dia, todos os profissionais têm perfil ativo e passam tempo no LinkedIn. Por isso, só não indico logar e ficar procurando emprego na rede do computador da empresa”, diz.

 

Mas Mantovani orienta desligar a função que notifica os contatos sobre as atualizações dos dados do currículo. “Os colegas poderão ver que o currículo ficou mais vistoso e poderão querer saber o porquê”, alerta.

 

Só use computador pessoal

 

Os especialistas recomendam nunca usar o computador e e-mail do trabalho, não ligar de dentro da empresa e muito menos usar o telefone celular corporativo para procurar emprego.

Segundo o diretor-geral da Robert Half, usar a estrutura do emprego atual para buscar outro é antiético e compromete a imagem do profissional.

As empresas geralmente têm acesso a todas as máquinas. Por isso, se inscrever em sites de emprego ou enviar currículos pelo computador da firma não é nada recomendado.

“Isso pode gerar uma advertência ou demissão, já que a empresa pode não querer no time dela um profissional que não está focado em suas funções e, consequentemente, no crescimento do negócio, impactando negativamente os resultados”, alerta Mantovani.

 

Jamais conte para seus colegas

 

Mantovani e Taís recomendam jamais contar aos colegas sobre a busca de emprego.

“Evite comentar com colegas de trabalho e com qualquer pessoa que tenha relação com o emprego atual”, aconselha Taís.

Mantovani alerta cuidado nessa hora, pois os colegas poderão divulgar a informação com a intenção de ocupar o atual cargo do profissional.

 

 

Mantenha a rotina de trabalho

 

Outro cuidado importante é manter a rotina e as obrigações no emprego atual enquanto não fecha contrato com outra empresa.

“Atentar-se para o telefone e e-mail de contato informado é muito importante. Os dados corporativos não devem ser informados ao possível novo empregador”, alerta Mantovani.

 

Roupa da entrevista

 

Se o traje de trabalho for informal no dia a dia, Mantovani recomenda não aparecer na empresa vestido de terno, por exemplo. Uma alternativa é se trocar no banheiro na hora de ir para a entrevista.

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia