23/03/2023 às 09h40min - Atualizada em 23/03/2023 às 09h40min

Bolsonaro deve entregar joias e armas até sexta-feira; itens devem ficar em Brasília

Entrega atende a determinação do TCU, que entende que esses itens não podem ficar no acervo privado do ex-presidente. Materiais devem ficar em Brasília.

AB Notícia News
G1
Reprodução/TV Globo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve entregar até a próxima sexta-feira (24) as armas e as joias dadas de presente por autoridades estrangeiras durante viagens oficiais ao exterior.

A devolução atende a uma determinação do Tribunal de contas da União (TCU), que entende que apenas presentes de pequeno valor, perecíveis e de caráter personalíssimo, como camisetas e bonés, podem ser incorporados ao acervo privado do presidente da República.

Nesta quarta-feira (22), o TCU deve determinar para onde cada um dos itens deve ser levado. As joias devem ir para o setor de penhor de uma agência da Caixa Econômica Federal em Brasília.

 

O conjunto é composto de relógio, caneta, anel, abotoaduras e masbaha (um tipo de rosário) da marca de luxo Chopard e avaliadas em R$ 500 mil e foi entregue a uma comitiva do Ministério das Minas e Energia em 2019 e entraram no Brasil sem serem declaradas às autoridades.

A mesma comitiva trouxe ao Brasil, também sem declarar, um outro conjunto de joias de R$ 16,5 milhões que acabou apreendido pela Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos.

As armas, um fuzil e uma pistola entregues de presente por autoridades dos Emirados Árabes Unidos em uma outra viagem de 2019 da qual o presidente participou, devem ir para a Diretoria de Polícia Administrativa da Polícia Federal.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia