21/03/2023 às 13h51min - Atualizada em 21/03/2023 às 13h51min

Estudo realizado pela FIEP faz mapeamento do potencial comercial das indústrias paraibanas

O mapeamento industrial fornece dados relacionados às empresas paraibanas que atuaram no comércio internacional em 2021.

AB Notícia News
G1
Divulgação

A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, através de um levantamento realizado pelo Centro Internacional de Negócios do estado, tem buscado identificar as potencialidades comerciais da indústria, apresentando uma análise geoeconômica da cadeia de importação e exportação de produtos no estado.

mapeamento industrial fornece dados relacionados às empresas paraibanas que atuaram no comércio internacional, no ano de 2021, a fim de identificar capacidades e potencialidades comerciais. Os dados utilizados têm como base informações do Ministério da Economia do Governo Federal, e a lista de empresas do cadastro industrial da Paraíba.

O estudo identificou que nesse período a Paraíba teve 54 empresas exportadoras, dessas 16 são de grande porte, 14 de médio e 8 de pequeno porte. Além de 16 microempresas espalhadas em 12 regiões do estado.

 

Em 2021, a indústria de alimentos foi a matriz exportadora do estado, abrangendo 18,52% das empresas mapeadas. Além desse setor, a Paraíba tem se fortalecido na extração de minerais não-metálicos e na fabricação de produtos de minerais não- metálicos. Ambos os setores correspondem a 14,81% das empresas exportadoras mapeadas.

Já em relação ao mapeamento industrial importador, o levantamento apontou que a Paraíba tinha em 2021, 89 empresas importadoras. Desse total, 19 eram de porte grande, 24 de porte médio, e outras 24 empresas pequenas. O mapeamento apontou ainda 22 microempresas, espalhadas pelas 12 regiões geoadministrativas do estado.

Quando o assunto é importação, a fabricação de produtos têxteis é o principal setor produtivo da cadeia importadora na Paraíba, abrangendo 18% das empresas mapeadas. Além desse setor, o estado tem se fortalecido na fabricação de produtos de borracha e de material plástico e na fabricação de produtos de minerais não-metálicos. Esses setores de acordo com o estudo englobam, respectivamente, 12,4% e 9% das empresas importadoras da Paraíba.

Durante a realização do levantamento, as empresas foram separadas de acordo com a região geoadministrativa, sendo utilizada ferramenta de inteligência comercial que criou painéis com informações sobre distribuição geográfica, setores de produção industrial e porte das empresas.

 

Todo esse processo foi realizado com a finalidade de facilitar a identificação, localização e análise geoeconômica da cadeia paraibana de exportação e importação de produtos e insumos.

Sobre o CIN-PB

O Centro Internacional de Negócios da Paraíba faz parte de uma rede nacional de apoio à indústria, colaborando com a promoção da internacionalização das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços e ações de estímulo aos empresários, com o objetivo de assegurar sua atuação competitiva e sustentável no mercado internacional.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia