20/03/2023 às 10h15min - Atualizada em 20/03/2023 às 10h15min

Xi Jinping viaja à Rússia para apoiar a Putin e tentar reativar negociações de paz

Presidente chinês chega nesta segunda (20) a Moscou para viagem de dois dias. Pequim diz querer liderar novo diálogo para fim da guerra, mas EUA acusam país asiático de fornecer armas ao Exército russo.

AB Notícia News
G1
Kremlin Pool via AP

O presidente da ChinaXi Jinping, fará nesta segunda-feira (20) a primeira visita à Rússia desde o início da guerra na Ucrânia.

O líder chinês, que serviços de inteligência apontam como o grande parceiro militar do presidente russo, Vladimir Putin, ao longo de 2023, chegará ainda nesta manhã a Moscou, segundo o Kremlin.

Xi se encontrará com Putin, com quem dará uma entrevista à imprensa. Na terça-feira (21), debaterão uma "parceria estratégica" entre os dois países, de acordo com o governo russo.

Mas Pequim afirma que a viagem é o primeiro passo na tentativa da China de liderar uma nova rodada de negociação de paz entre Rússia e Ucrânia.

 

 

Em um artigo publicado na edição desta segunda de um jornal estatal russo, Xi Jinping disse que sua proposta de paz servirá para "neutralizar as consequências do conflito e promover um acordo político". Mas ele disse saber que não é uma tarefa fácil.

 

"Problemas complexos não têm soluções simples", afirmou.

Já Putin, que chamou Xi Jinping de "velho amigo", disse que a visita do líder chinês confirma a parceria "especial" entre Rússia e China.

O serviço de inteligência do Reino Unido afirma que China deve fornecer equipamentos militares para a Rússia ao longo deste ano. Pequim negou.

 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia