16/03/2023 às 11h34min - Atualizada em 18/03/2023 às 18h03min

Ibrachina apoia ida de estudantes de direito ao Willem C Vis East Moot de Arbitragem Internacional, em Hong Kong

SALA DA NOTÍCIA Redação
https://www.ibrachina.com.br/
Divulgação

A iniciativa promove intercâmbio sobre a capacitação da advocacia internacional e as diferenças culturais da resolução de disputas na Ásia  

O Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), patrocina a ida de estudantes de Direito da PUC-SP ao Willem C Vis East Moot, competição internacional de arbitragem. Os jovens vão representar o Brasil no Moot Shanghai 2023, na China, entre os dias 14 e 17 de março, e em seguida, irão para o Vis East Moot, em Hong Kong, que ocorrerá entre os dias 19 e 26. 

O Willem C Vis East Moot de Arbitragem Internacional - mais conhecido como Vis East Moot – tem o objetivo de promover o estudo da arbitragem comercial internacional e treinar jovens para serem futuros líderes jurídicos em métodos de resolução alternativa. A competição internacional terá a participação de mais de 30 equipes de faculdades de Direito, de quatro continentes. Neste ano, ao Vis East Moot completa 20 edições e ocorrerá de forma presencial nos dias 19 e 26 de março. 

Para Thomas Law, presidente do Ibrachina e doutor em Direito, a competição dá aos jovens brasileiros uma maior visão da advocacia no contexto mundial. "O Ibrachina e as demais instituições que apoiam a publicação do Legal Sources demonstram e fomentam o intercâmbio dos jovens operadores do Direito, ao mesmo tempo em que exercem um papel fundamental na capacitação da advocacia internacional”, afirma. 

Segundo Cláudio Filkenstein, professor e doutor em Direito pela PUC-SP, o intercâmbio promove uma exposição patente da cultura jurídica e negocial chinesa. ”Nesta fase o contato com estudantes, professores e árbitros das mais variadas nacionalidades e bagagem jurídica funcionam como uma janela à teoria e prática de Arbitragem Internacional. O ensino se dá pela vivência e prática nessa atividade simulada de um procedimento real, onde as experiências e enfrentamentos se somam a vivência trazendo a estes alunos uma carga de conhecimento impensável em outro ambiente”, pontua.

Dentre 20 faculdades de direito, a PUC-SP avançou à fase final do Moot Shanghai e irá enfrentar a University of Pequin. O Ibrachina, o CIArb (Chartered Institute of Arbitrators) do Brasil e o CIArb do Leste da Ásia apoiam a realização do Moot. Além disso, lançaram o livro “Legal Sources”, que apresenta o case de uma discussão internacional simulada, que destaca a aplicação da Convenção de Viena de compra e venda de bens internacionalmente.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia