13/03/2023 às 11h32min - Atualizada em 18/03/2023 às 18h00min

Parceria entre Hellmann’s e a filantech Infineat atinge marca de 1.1 milhão de refeições complementadas, evitando o desperdício de alimentos

Projeto “Unidos pela Comida” reúne diversas empresas parceiras, que juntas já salvaram mais de 630 toneladas de alimentos do desperdício ao longo de 20 meses

SALA DA NOTÍCIA Amotara Agência de Notícias
https://www.infineat.com.br/
Divulgação

O projeto “Unidos pela Comida”, resultado da parceria entre a filantech Infineat e Hellmann’s, marca de alimentos da Unilever nas categorias de molhos, completou em novembro deste ano 20 meses de operação, atingindo um volume surpreendente de doações: juntas, as empresas alcançaram 630 toneladas de alimentos redirecionados. Esta quantia de alimentos salvos do desperdício foi utilizada para complementar mais de 1,1 milhão de refeições, distribuídas para população em situação de vulnerabilidade alimentar.

Idealizado pela Hellmann’s, o projeto “Unidos pela Comida” tem objetivo de unir empresas do setor alimentício que incorrem em desperdício para esse movimento solidário. A marca convidou a filantech Infineat para fazer parte do projeto por conta da sinergia dos propósitos, que cria estratégias de combate à fome e a geração de economia em alimentos redirecionados, e da Hellmann’s, que defende como uma das suas principais bandeiras o combate ao desperdício de alimentos. Durante a pandemia, e em um momento de escalada da fome no país, as duas companhias passaram a liderar a agenda de transformação da precariedade deste cenário socioambiental do Brasil.

“Em meio à turbulência enfrentada pela população brasileira, unimos nossos propósitos para transformar comida, que seria descartada, mesmo estando totalmente própria para o consumo, em comida na mesa de quem precisa”, ressalta Alexandre Vasserman, CEO da Infineat.

A Infineat fica responsável pela tarefa de implementação da sua solução completa de gestão de desperdício alimentar para cada novo parceiro do projeto, gerindo o processo do dia a dia, com apoio jurídico, consultoria e treinamentos, logística profissionalizada e unificada de doação de alimentos, relacionamento com as ONGs parceiras, além da captação, análise e mensuração de todos os dados sobre as coletas e entregas. Tudo isso realizado via sua plataforma proprietária de tecnologia.

Em abril de 2021, quando o projeto foi criado por um grupo de funcionários da Hellmann’s conectados com o propósito e com a participação inicial da Unilever, Bauducco e Coop, o “Unidos pela Comida” tinha o objetivo inicial de arrecadar quatro toneladas de alimentos e entender os desafios e os gargalos para levá-los adiante para quem mais precisa. Com o sucesso da iniciativa, outras empresas como Selmi e Bonduelle entraram no movimento e, em pouco mais de um ano depois do seu início, o projeto alcançou resultados significativos de crescimento, atingindo mais de 630 toneladas de alimentos doados e mais de 1,1 milhão de refeições complementadas.

"A fome é um problema que afeta milhões de pessoas no mundo e nós, da Unilever, uma das maiores indústrias de alimentos do país, temos consciência do nosso papel socioambiental. Acreditamos que toda transformação acontece em grupo, por isso é tão importante o engajamento do grupo de voluntários da companhia, que deu o pontapé inicial da iniciativa, a colaboração de outras empresas e ONGs parceiras. Sem eles, essa jornada seria muito mais difícil. É motivo de orgulho atingirmos essa quantidade de refeições doadas e, certamente, continuaremos trabalhando para garantir que nenhum alimento seja desperdiçado, levando cada vez mais refeições nutritivas e deliciosas à população em vulnerabilidade", explica Agatha Matias, Gerente de Desenvolvimento de Marcas da Unilever e Cofundadora do Projeto Unidos Pela Comida.

Para 2023, as empresas mantêm o entusiasmo com a parceria e a adesão de grandes empresas ao movimento. O objetivo é expandir a operação para mais quatro estados brasileiros no próximo ano.

“Unidos pela Comida” na prática 

“Unidos pela Comida” é um projeto que reúne os dois lados de um mesmo problema: o desperdício e a fome. A finalidade da iniciativa é garantir que o desperdício seja transformado em comida na mesa de quem precisa, assegurando que os alimentos, que seriam desperdiçados na cadeia produtiva do país, sejam cuidados e transformados em refeições para acolher a população brasileira.

O funcionamento do projeto depende de uma cadeia de operação. Os alimentos são doados pelas empresas parceiras e coletados pela filantech Infineat, com zero custo para o doador, que faz o transporte dessas doações até as ONG's responsáveis pela transformação dos alimentos, como o Sefras. Os parceiros responsáveis pelo cuidado desses alimentos preparam as refeições que serão entregues às pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.

A equipe de voluntários da Hellmann’s é responsável por prospectar empresas parceiras, que podem ser indústrias alimentícias, supermercados, distribuidores e outras, além de coordenar o uso de imagem e marca para quem adere ao projeto.

“Nós acreditamos que com todo o cuidado e dedicação é possível fazer com que a comida de qualidade chegue a todos os brasileiros. Juntos, iremos expandir o projeto para os quatro cantos do Brasil - inclusive iniciando ainda este ano a expansão para o Nordeste”, finaliza Vasserman. 

Sobre a Hellmann’s  

Criada em 1913 pelo imigrante alemão Richard Hellmann, Hellmann’s é uma das mais tradicionais marcas de maioneses, ketchups, mostarda e molhos para salada do mundo. Marca Unilever presente na vida dos brasileiros há 60 anos, Hellmann’s é a maionese mais vendida do país. Os produtos Hellmann’s são feitos com ovos de galinhas caipiras e óleos de fazenda sustentáveis. Além da verdadeira maionese, a qualidade Hellmann’s está nos demais produtos da marca, como maionese vegana, ketchup, mostarda, molho barbecue e molho para saladas.

Sobre a Infineat 

A Infineat é a primeira filantech que nasceu com a missão de erradicar a fome e o desperdício de alimentos. Aliada à tecnologia e inovação, tem realizado trabalhos brilhantes no segmento filantrópico no Brasil, firmando parcerias com grandes clientes nacionais, por meio da implementação de soluções que garantem uma gestão eficiente de desperdícios. Até o momento, mais de 850 toneladas de alimentos já foram redirecionadas, gerando uma economia de milhões de reais em serviços e produtos.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia