17/03/2023 às 09h57min - Atualizada em 17/03/2023 às 09h57min

Tribunal Supremo da Venezuela descriminaliza homossexualidade nas Forças Armadas

Artigo em código vigente da Justiça Militar penalizava relações entre militares do mesmo sexo com até três anos de prisão. Anulação de medida é vista como rara vitória do coletivo LGBTQIA+ no país.

AB Notícia News
G1
Federico Parra/ AFP

O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela anulou na quinta-feira (17) um polêmico artigo do Código de Justiça Militar que penalizava a homossexualidade dentro das Forças Armadas com até três anos de prisão.

O artigo 565 do Código Orgânico da Justiça Militar impunha uma pena de um a três anos para militares que cometessem "atos sexuais não naturais", segundo o próprio texto, e foi anulado após um pedido da Defensoria Pública do país.

O Supremo julgou que "a interpretação (do artigo), à luz das atuais concepções científicas, sociais e jurídicas, não é compatível com a Constituição nem com instrumentos internacionais (...) por ser contrária ao postulado fundamental da progressividade em termos de garantia dos direitos humanos".

 

A decisão do TSJ, que deveria declarar a inconstitucionalidade ou não do artigo, é considerada uma vitória por integrantes do movimento LGBTQIA+ na Venezuela, um país eminentemente conservador.

 

"Depois de tantos anos de luta, nós conseguimos a nulidade do artigo do código de justiça militar", declarou à agência de notícias AFP o ativista Leandro Viloria, um dos líderes da campanha para abolir a norma, que provocou a expulsão de um número não divulgado de oficiais das Forças Armadas.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia