07/03/2023 às 17h15min - Atualizada em 10/03/2023 às 00h03min

Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas agora é Bienal do Livro do Sul de Minas 2024

Já o Flipoços - Festival Literário - acontece de 03 a 05 de maio

SALA DA NOTÍCIA Nadja Moreno
GSC Eventos Especiais
A GSC Eventos Especiais comunica decisão importante em relação à realização da 18ª Feira Nacional do Livro e Flipoços 2023.

"Estamos há menos de dois meses dos eventos e por vários motivos, decidimos em conjunto com alguns parceiros e com a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, NÃO REALIZAR A FEIRA NACIONAL DO LIVRO DE POCOS DE CALDAS EM 2023 E adiar a realização Feira para 2024.


A proposta da Feira para esta edição contaria com a construção de um galpão externo, estrutura diferenciada e que demandaria um investimento ainda maior por parte da organização.

Estamos vindo de anos difíceis, com pandemia e uma dinâmica completamente diferente que os novos tempos nos impôs a todos. Mas nunca deixamos de acreditar e sobretudo, de manter o relacionamento profissional, ético e saudável, com nossos expositores e todos os públicos envolvidos com estes grandes projetos, sempre trazendo soluções para manter nossos compromissos e negócios.

Mesmo os anos de pandemia não foram obstáculos para nós. Muito pelo contrário, demos a volta por cima e realizamos em 2020, 2021 e 2022 o Flipoços Virtual, com plataforma inovadora adequando em um mesmo ambiente virtual a Feira e o Festival com grande sucesso!  

E ainda realizamos em setembro de 2022, a 17ª Feira Nacional do Livro e o Flipoços que marcaram com maestria a volta ao presencial destes dois grandiosos eventos.
Apesar da conjuntura política atual trazer bons ares e uma perspectiva positiva de retomada do setor cultural do País nos esperançando com a volta da Cultura em sua plenitude, o tempo que dispomos para a captação de recursos necessários não foi suficiente para acreditarmos que daria para realizar a Feira e o Festival no formato que nos propusemos para a edição de 2023.

Além disso e segundo informações vindas da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, a política de distribuição de vales-livros para os alunos e professores da Rede Estadual de Ensino passará por reformulações e será retomado, possivelmente, a partir do segundo semestre deste ano.

Todos sabemos dos grandes benefícios que os vales-livros trazem para a sustentabilidade da feira, fomento a novos negócios e, sobretudo, para a formação de novos leitores. Entretanto, nossa Feira não teria os vales-livros da Secretaria do Estado de Minas nesta edição.

Desta forma, com muita tranquilidade e cientes da nossa grande responsabilidade e compromisso, não só com nossos expositores, mas com os diversos parceiros, patrocinadores, apoiadores, instituições, fornecedores, escritores, imprensa, amigos, o grande público, toda a cidade de Poços de Caldas, a população local e região Sul-Mineira, aproveitamos esta oportunidade para anunciar que a partir de 2024 a Feira do Livro de Poços de Caldas, passará a se chamar BIENAL DO LIVRO DO SUL DE MINAS – Poços de Caldas!!"

Novos ares, novos horizontes!

Todos sabemos da importância de Poços de Caldas para a região do sul de Minas, seu protagonismo em diversos campos da economia, turismo, negócios, cultura e desenvolvimento regional.

A Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, movimenta toda a região do interior de Minas Gerais e de São Paulo, estimulando não só o mercado do livro, mas os negócios individuais de cada uma das mais de 100 cidades que orbitam Poços em busca por turismo de qualidade, comércio diversificado, gastronomia cosmopolita, diversão variada, pluralidade cultural, entretenimento de vários gêneros e qualidade de vida.

Poços de Caldas também é polo regional para o negócio do livro, leitura e literatura! 

Assim, a GSC Eventos Especiais anuncia o novo formato da Feira do Livro de Poços de Caldas que passa a ser BIENAL DO LIVRO DO SUL DE MINAS focada especialmente nos negócios da cadeia do livro, lançamentos exclusivos, divulgação dos livros, editoras e livrarias, vendas e comércio de livros e afins, além do fomento e suporte ao mercado editorial regional e nacional.

A proposta é irmanar ainda, as principais cidades do Sul de Minas no contexto da Bienal, envolvendo as prefeituras regionais, secretarias de Educação, Turismo e Cultura, de modo que a Bienal possa atender a toda região na demanda de livros para suas bibliotecas, escolas, alunos e professores.

Para além disso, a Bienal terá papel fundamental no incentivo aos autores locais e regionais e no desenvolvimento de novas oportunidades para o estímulo às livrarias e pontos de leitura local e regional.

A data de realização da Bienal do Livro do Sul de Minas será de 27 de abril a 05 de maio de 2024 no Parque José Afonso Junqueira.

E o Flipoços??
O Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, passará a ser bienal, intercalado com a Bienal do Livro do Sul de Minas, mas com foco especial na valorização da literatura, dos autores, fomento ao livro e leitura e, sobretudo, na formação de novos leitores.

A edição Flipoços 2023 com o tema “Literatura e Fotografia, as histórias que as imagens não contam” vai acontecer, passando a contar com cinco dias, neste caso de 03 a 07 de maio de 2023 no Teatro da Urca de Poços de Caldas, local que fica no Espaço Cultural onde sempre aconteceu a Feira do Livro e contará com uma Livraria (local) para atender ao público para vendas e autógrafos.

O Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, passará também a ser bienal e acontecerá nos anos ímpares, sendo as Bienais nos anos pares, acompanhando a Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Atenção ao Calendário:
. Flipoços 2023 – de 03 a 07 de maio de 2023;
. Bienal Sul Mineira do Livro 2024 – de 27 de abril a 05 de maio;
. Flipoços 2025 – de 30 de abril a 04 de maio;
. Bienal Sul Mineira do Livro 2026 – 01 a 10 de maio; E assim sucessivamente.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia