08/03/2023 às 17h45min - Atualizada em 08/03/2023 às 18h33min

Modernização da odontologia coloca tecnologia na sala de aula

Atento à demanda do mercado, Centro Universitário Senac inaugura novos laboratórios, com equipamentos de última geração, para atender estudantes dos cursos técnicos e de pós-graduação

SALA DA NOTÍCIA Redação
Os avanços tecnológicos são importantes para todas as profissões. Na área da odontologia, por exemplo, o impacto é significativo. O uso de recursos digitais é uma realidade do mercado e alcança a formação educacional, com a necessidade de ter profissionais capacitados para atuarem com softwares específicos que promovem mais qualidade e agilidade nos procedimentos ligados à saúde bucal. Nesse sentido, o Centro Universitário Senac – unidade Tiradentes, na região central da capital paulista, inaugurou nesta terça-feira (14), modernos laboratórios, abastecidos de ferramentas computadorizadas que prepararão alunos e alunas com conhecimentos e práticas atualizadas.

São 223m², desenhados em quatro salas com equipamentos direcionados à odontologia digital. Os novos espaços comportam cerca de 90 alunos e alunas de forma simultânea e estão disponíveis para os estudantes dos cursos livres, técnico, pós-graduação e extensão universitária, ligados à área, permitindo mais interações entre os participantes dos diferentes níveis de ensino


“A disponibilização de laboratórios tecnológicos proporciona aos estudantes um ensino mais qualificado, o que irá prepará-los melhor para o mercado de trabalho, com o diferencial de estarem familiarizados com os equipamentos voltados para a odontologia digital”, afirma Piero Grieco Hellmeister, coordenador dos cursos de pós-graduação da área de odontologia do Centro Universitário Senac – unidade Tiradentes.



A coordenadora dos cursos técnicos da área de odontologia, Amanda Cavalcante, reforça que os alunos e as alunas terão a oportunidade de conhecer os processos laboratoriais e os equipamentos utilizados na confecção de peças protéticas, tanto pelo método analógico quanto pelo método digital, o que enriquecerá o ensino e a formação destes profissionais.

Com os novos laboratórios voltados para a odontologia atual, os alunos e alunas passam a ter acesso a softwares de escaneamento, planejamento digital do sorriso e design de peças protéticas, além de equipamentos de impressão 3D e fresadoras, entre outras funcionalidades. “Esses equipamentos transmitem aos estudantes uma facilidade na realização dos procedimentos, melhor planejamento dos casos e permite que o paciente e o aluno visualizem e analisem o resultado final do tratamento proposto”, comenta Hellmeister. Um exemplo pode ser uma cirurgia de implante. O software de escaneamento permite avaliar toda a necessidade bucal do paciente e planejar o procedimento com maior previsibilidade do resultado. “Dessa forma, o processo cirúrgico é muito mais rápido, com incisão mínima, processo de recuperação ágil e com menos desconforto”, afirma o coordenador Piero.

O Centro Universitário Senac - unidade Tiradentes também disponibiliza aos estudantes a Clínica Odontológica do Senac, um local para a realização de atendimentos de pacientes com necessidades diversas sob a supervisão de professores especialistas. Em 2023, o espaço completa 20 anos de atuação e atualmente abrange os cursos de pós-graduação e extensão universitária, além dos cursos técnicos em saúde bucal. Com isso, cerca de 600 atendimentos são realizados mensalmente. A clínica de odontologia é composta por 16 consultórios, farmácia, central de esterilização, central de raio-x, entre outros recursos.
 
Ensino de qualidade
O investimento em laboratórios de ponta reforça o compromisso do Centro Universitário Senac com um ensino de qualidade, que ofereça aos seus alunos e alunas os diferenciais necessários para se destacarem no mercado de trabalho.

Segundo Piero, “a utilização de novas tecnologias favorece o ensino de técnicas e tratamentos mais previsíveis, impactando diretamente na qualidade do profissional que está sendo formado”. Ele aponta também para as adaptações dos currículos dos cursos “de modo a contemplar o ensino das ferramentas digitais agregadas ao conhecimento analógico tradicional”, além do incentivo a debates e trabalhos conjuntos entre os estudantes dos diferentes cursos.
“A disponibilização de laboratórios tecnológicos proporciona aos estudantes um ensino mais qualificado, o que irá prepará-los melhor para o mercado de trabalho com o diferencial de estarem mais familiarizados com os equipamentos voltados para a odontologia digital”, conclui.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia