22/11/2019 às 15h03min - Atualizada em 22/11/2019 às 17h13min

Oito em cada dez brasileiros utilizam mais de uma conta corrente ou cartão de crédito

Pesquisa do Guiabolso também mostra que os homens são maioria dos usuários com mais de um banco, principalmente se um deles for digital

DINO
https://www.guiabolso.com.br/
Open Banking deve beneficiar consumidores


Um dos benefícios do Open Banking é a possibilidade de unificar todos os dados financeiros em uma só instituição, plataforma ou aplicativo. A fintech Guiabolso, app que gerencia as finanças e que possui uma tecnologia que unifica os dados das contas, resolveu investigar quantas pessoas de fato têm utilizado mais de uma conta corrente ou cartão de crédito. O resultado é que oito em cada dez (82%) possui mais de um meio para controlar as finanças, podendo ser: 1) duas ou mais contas correntes de diferentes bancos, 2) pelo menos uma conta corrente e um cartão de diferentes bancos , 3) ou uma conta e um cartão de um mesmo banco. 

O levantamento feito com 3,5 milhões de pessoas de todo o país também revela que as pessoas têm, em média, 3,5 tipos de meios de controle conectados (contas, cartões, e caderneta de poupança). "O Open Banking tende a facilitar a visibilidade desses milhares de informações que estão espalhadas em muitas plataformas, uma vez que a pessoa poderá reunir tudo em um só ambiente", avalia o diretor de produto e tecnologia do Guiabolso, Julio Duram.

Do total de usuários com mais de uma forma de controle e/ou de gestão financeira, 69% tem ao menos uma conta e um cartão e 20% é cliente de mais de um banco. Os homens são a maioria no público que está ligado a mais de uma instituição, somando 64% do total de pessoas pesquisadas. Quando uma das instituições é um banco digital, o público masculino é ainda mais fortemente predominante (78%).

Em idade, a faixa de 26 a 35 anos é dominante no grupo que tem mais de um banco (47%). "A faixa anterior (18 a 25 anos) vem em seguida, somando 28% das pessoas. O que chama a atenção é que quando estudamos o grupo que tem ao menos um banco digital essa fatia cresce representativamente, para 41%", diz Duram. "Os jovens de fato têm aderido mais fortemente às soluções digitais". O app resolveu estudar o grupo que possui ao menos uma conta em banco tradicional e uma digital porque entende que é um movimento natural antes de a pessoa aderir totalmente aos bancos digitais. 

Vale lembrar que uma pesquisa de setembro do Guiabolso revelou que, em média, as pessoas pagaram R$36,35 pra manter suas contas correntes. "Sempre vale a pena verificar se você está utilizando todas os benefícios da conta, como TEDs, DOCs, possibilidade de saques e extratos, etc. Na maioria das vezes, vemos que as pessoas pagam ou contratam um pacote e nem usam ele inteiro”, adverte Duram.



Website: https://www.guiabolso.com.br/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia