06/03/2023 às 21h59min - Atualizada em 07/03/2023 às 00h33min

Federação cobra do Banco do Brasil explicações sobre a indicação do novo presidente da Previ

Entidade representativa dos aposentados e pensionistas do banco questiona se o sindicalista João Fukunaga tem a experiência profissional exigida para o cargo. A Previ é um dos maiores fundos de pensão da América Latina.

G1
https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/03/06/federacao-cobra-do-banco-do-brasil-explicacoes-sobre-a-indicacao-do-novo-presidente-da-previ.ghtml
Entidade representativa dos aposentados e pensionistas do banco questiona se o sindicalista João Fukunaga tem a experiência profissional exigida para o cargo. A Previ é um dos maiores fundos de pensão da América Latina. A Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil (FAABB) enviou nesta segunda-feira (6) uma representação ao Banco do Brasil cobrando explicações sobre os critérios que levaram à nomeação do sindicalista João Fukunaga para presidir a Previ.
A FAABB questiona se ele tem a experiência profissional exigida para o posto.
A Previ é o fundo previdenciários dos aposentados e pensionistas do Banco do Brasil. De acordo com o site da instituição, está entre os maiores fundos de pensão da América Latina.

A FAABB questionou ainda a própria Previ e também a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) sobre a nomeação de Fukunaga.
"O senhor João Luiz Fukunaga, indicado e homologado para presidência da Previ, segundo divulgado, possui experiência profissional de, apenas, 11 anos e três meses de vinculação como funcionário do Banco do Brasil, dos quais 10 anos e 11 meses foram exclusivamente à disposição do Sindicato dos Bancários", escreveu a FAABB na representação.
"Antes, desde a posse no Banco do Brasil, era funcionário do posto efetivo, sem ter exercido qualquer comissão mesmo que de nível médio", completou a entidade.
A FAABB listou alguns dispositivos legais que embasam o questionamento sobre a formação de Fukunaga para ocupar o posto. Um deles é a instrução normativa 41 da Previc, que determina que o presidente da Previ deve, entre outros critérios, ter:
"comprovada experiência de, no mínimo, três anos no exercício de atividades nas áreas financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, de atuária, de previdência ou de auditoria, nos termos da legislação aplicável."

Credito G1



Fonte: https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/03/06/federacao-cobra-do-banco-do-brasil-explicacoes-sobre-a-indicacao-do-novo-presidente-da-previ.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia