06/03/2023 às 14h42min - Atualizada em 06/03/2023 às 14h42min

Judiciário do Pará dá início à Semana da Justiça em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Durante a semana, o Poder Judiciário deve agilizar o julgamento de casos de feminicídio, além de promover ações de conscientização sobre violência doméstica.

AB Notícia News
G1
Divulgação

A Justiça do Pará realiza a partir desta segunda-feira (6) a 23ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa. A programação reúne esforços para agilizar o julgamento de casos de feminicídio.

Um caso já é julgado nesta segunda pela 1ª Vara de Justiça - um crime motivado por suposta traição envolvendo um triângulo amoroso. A vítima foi Regiane da Silva Rodrigues, morta a facadas em 2016.


Durante esta semana, o Poder Judiciário deve buscar dar andamento aos processos relacionados à violência contra mulher em todo o estado, em alusão do dia 8 de Março - Dia Internacional da Mulher.

 

Segundo o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), paralelamente aos julgamentos, também são realizadas ações pedagógicas voltadas à prevenção desse tipo de violência, dando visibilidade ao assunto e buscando sensibilizar a sociedade.


No Judiciário paraense, a abertura oficial da 23ª Semana da Justiça pela Paz em Casa foi a partir das 9h, no auditório Des. Wilson Marques, do Fórum Criminal de Belém. A cerimônia conta com a presença da desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães, que está à frente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) no TJPA.


Uma roda de conversa, às 9h30, discute a “Violência Doméstica e Seu Impacto no Mercado de Trabalho: Por que as Instituições Devem se Preocupar Com Isso?”, com autoridades do TJPA, OAB e da Polícia Civil.


A programação é voltada para magistradas(os), servidoras(es), docentes, discentes e atuantes na rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica da Defensoria Pública, do Ministério Público e da OAB-PA.


Na terça (7), a partir das 8h, ocorre o Projeto Judiciário na Escola: Circulando o Diálogo, com estudantes e professores da Escola Paes de Carvalho, em Belém.


A palestra na instituição de ensino visa conscientizar o público-alvo em relação às questões de gênero. Ministrarão a palestra a pedagoga Riane Freitas e a psicóloga Roberta Rios, da Equipe Multidisciplinar das Varas de Violência Doméstica e Familiar da Capital.

 

No dia 8 de março, está programada para 8h30 a roda de conversa “Autocuidado Feminino”, no Fórum Criminal de Belém, para servidoras, magistradas e terceirizadas do Judiciário paraense.


No mesmo dia, às 9h, ocorre o projeto Circulando o diálogo sobre gênero, tendo como público a comunidade do bairro do Jurunas. A ação ocorrerá na Usina da Paz Jurunas/Condor (UsiPaz Jurunas/Condor) e terá como facilitadores a equipe da Coordenadoria de Justiça Restaurativa do TJPA.


Pela parte da tarde, às 16h, no Teatro Margarida Schivasappa, no Centur, em Belém, ocorrerá a atividade interinstitucional “O Empoderamento Feminino como Forma de Cidadania e Prevenção à Violência de Gênero: promovendo a Igualdade de Direitos entre Homens e Mulheres”. O evento é voltado para a rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica, além do público em geral.


A programação continua até dia 10 de março, com outras duas ações.


Os Círculos de Diálogo com Mulheres em Situação de Violência Doméstica, que ocorrerão simultaneamente no Espaço de Acolhimento do Parapaz Mulher e na

Casa da Justiça e Cidadania, das 9h às 12h.


As atividades em prol da mulher encerram no dia 11 de março, das 8h às 13h, com uma Ação de Cidadania na Praça Brasil, em Belém.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia