06/03/2023 às 07h56min - Atualizada em 06/03/2023 às 07h56min

Brasil teve ao menos 1 caso de feminicídio por dia em 2022; SP e RJ lideram

Patrícia, 49, Liliane, 35, e Ana Carolina, 27, foram vítimas de feminicídio em 2022

AB Notícia News
UOL
Reprodução
A corretora Ana Carolina da Silva Santos Fernandes, 27, foi encontrada morta, em outubro de 2022, dentro da própria casa, com a filha de dois anos no colo. Principal suspeito pelo crime, Fernando Fernandes dos Santos, 35, o marido, foi preso em fevereiro deste ano. O corpo foi localizado pela mãe de Ana, após uma ligação da sogra da vítima para falar sobre uma suposta briga entre o casal. 

Uma mulher morre por ser mulher a cada dia 495 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, em 2022. São Paulo foi o estado com mais registros: 109 casos. A morte de Ana Carolina dá nome aos números, pois ela foi assassinada na zona leste da capital paulista.


Os dados fazem parte do terceiro relatório "Elas Vivem: dados que não se calam", elaborado pela Rede de Observatórios da Segurança, lançado nesta semana. 

Feminicídio é o termo usado para denominar assassinatos de mulheres cometidos em razão do gênero. No Brasil, a Lei do Feminicídio, de 2015, estabelece que, quando o homicídio é cometido contra uma mulher, a pena é maior. 

A maior parte dos registros tem como autor do crime companheiros e ex-companheiros das vítimas. Eles foram responsáveis por 75% dos casos de feminicídios. 

As principais motivações são brigas e términos de relacionamento. Números de feminicídios em 2022: São Paulo - 109 casos Rio de Janeiro - 103 casos Bahia - 91 casos Pernambuco - 59 casos Maranhão - 57 casos Piauí - 48 casos Ceará - 28 casos.

Violência contra a mulher A pesquisa monitorou também 2.423 casos de violência contra a mulher, em sete estados brasileiros: BA, CE, PE, SP, RJ, MA e PI. Os dois últimos entraram no levantamento pela primeira vez. A produção dos dados foi feita a partir de um monitoramento diário do que circula nos meios de comunicação e nas redes sociais sobre violência e segurança da mulher.

Violência contra mulher inclui: tentativa de feminicídio/agressão física; feminicídio; homicídio; violência sexual/estupro; tortura/cárcere privado/sequestro; agressão verbal/ameaça; tentativa de homicídio; transfeminicídio, bala perdida e outros. A Bahia teve a maior taxa de crescimento nos números de violência contra a mulher. Em relação ao ano anterior, a variação foi de 58% —passando de 200 para 316 casos.

O Rio de Janeiro é o segundo estado com mais casos: registrou um aumento de 45% —com, ao menos, um caso de violência contra a mulher a cada 17 horas. Os episódios de violência sexual no estado quase dobraram, passando de 39 para 75.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia