15/02/2023 às 12h58min - Atualizada em 20/02/2023 às 00h15min

Para empreender e mudar de vida: Confeitaria pode ser um bom negócio para uma renda extra

SALA DA NOTÍCIA Amanda Martins
A tradição de sempre festejar a data em que uma pessoa completa mais um ano de vida não é totalmente seguida no mundo. As festas de aniversário surgiram no Ocidente. Desde a Antiguidade, os romanos já comemoravam o dia do nascimento de uma pessoa, conhecido como "dies sollemnis natalis".

Os tradicionais bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, passaram a oferecer em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua.

De lá para cá, novas tecnologias foram inventadas, mas a paixão das pessoas por bolos continua a mesma. O bolo é uma atração principal e obrigatória em cada ocasião.
Os últimos dados da ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) mostram que o consumo de bolos no Brasil foi de cerca de 37 mil toneladas, além de faturar quase R$1 bilhão. O bolo é o quarto produto mais consumido nas confeitarias e padarias perdendo apenas para os pães.

Os brasileiros são conhecidos pela fama de festivos, e o ramo das festas está se profissionalizando e criando novos negócios. A novidade da vez são bolos realistas, e mais elaborados, tão bonitos que nem queremos partir para não estragar. Os Cake Designers têm o poder de transformar bolos, tortas, cupcakes e outros doces em verdadeiras obras de arte. Eles são a versão moderna dos confeiteiros e possuem um vasto conhecimento em técnicas de decoração.

A pandemia da covid-19, trouxe oportunidades para o mercado de Confeitaria. Houve um aumento significativo do delivery e, com isso, a modernização do setor. Segundo dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de 2022, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de educação e treinamento foi o quarto que mais cresceu, com aumento de 22,9%.  

A Glaucia Leite, confeiteira e aluna do curso de Cake Designer, que o diga. Ela viu sua renda crescer 50% após começar o curso no Instituto Gourmet, escola líder no ensino de gastronomia no Brasil, onde ela encontrou formação de ponta, com profissionais preparados que a ajudaram a expandir seu negócio de trufas, para bolos com combinações com bênto cake e pasta americana.

“Comecei trabalhando com trufas, e meu público me pedia por bolos de aniversário. Conheci o Instituto Gourmet, e lá aprendi a fazer bolos, precificar corretamente o meu serviço, e divulgar meu trabalho. Os bolos com Bênto Cake têm feito muito sucesso, e o público pede o bolo mais para sua própria festa, esses bolinhos vão além do aniversário, já se tornaram tema de decoração”, afirma.

A confeiteira apostou no curso, onde o ambiente facilita o processo de aprendizado similar ao que ela encontra no mercado. Com persistência, e técnicas adquiridas veio a alta demanda de pedidos. Para profissionalizar e regularizar seu empreendimento abriu um MEI (Microempreendedor Individual) e está faturando com a venda de bolos personalizados.
Para preparar os bolos o cake designer utiliza técnicas de maquiagem e artes plásticas, atuando muito próximo de esculturas. É importante também ter uma cozinha muito bem equipada, com utensílios culinários de boa qualidade, para que a modelagem dos bolos seja feita com precisão. Um ambiente climatizado com ar-condicionado split também é essencial para manter os bolos sob uma temperatura que não agrida os materiais mais rapidamente.
No Instituto Gourmet, o curso de Cake Designer tem 144 horas, o equivalente a nove meses de estudo, dedicados à teoria e à prática. Mas há outras opções para quem sonha com uma especialização mais rápida para turbinar suas vendas e faturar.

Sobre Instituto Gourmet
O Instituto Gourmet, rede líder em empreendedorismo gastronômico no Brasil, possui diversos cursos de curta ou longa duração e flexibilidade nos horários, focando na interação do aluno e aprendizagem para uma formação profissional completa. Com investimento a partir de R$187 mil, o Instituto Gourmet possui mais de 140 franquias em todo país. Os cursos unem a praticidade da cozinha à dedicada arte de cozinhar, tanto para os interessados na área gastronômica, que vem crescendo a cada dia no país, quanto para aqueles que fazem da cozinha um momento de descontração e hobby. Com mais de 25% de crescimento, a rede superou em 2022 a marca histórica de R$100 milhões em faturamento.
 


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