16/02/2023 às 19h58min - Atualizada em 20/02/2023 às 00h12min

Programa gratuito de formação de jovens abre 100 vagas em SP

Iniciativa do Instituto Aliança, o curso Habilidades para o Futuro tem atividades online e presenciais

SALA DA NOTÍCIA ANDREA L M FERRAZ
http://www.institutoalianca.org.br/
Lela Beltrão
O programa Habilidades para o Futuro, do Instituto Aliança, está com inscrições abertas para jovens de 17 a 24 anos, da capital paulista e região metropolitana de São Paulo. Gratuito, com aulas presenciais e online neste primeiro semestre, o curso visa desenvolver competências socioemocionais, digitais e técnicas, com foco na área de Seguros e Previdência, preparando a todos para o mercado de trabalho ou diferenciando essa população em processos seletivos.

As aulas têm início em 6 de março e os participantes receberão tablet para uso durante o período de formação, uniforme, lanche e apoio financeiro para transporte, além de contar com acesso à Internet. Ao final, haverá certificação emitida pela Universidade Estadual do Ceará, como Curso de Extensão, e os jovens serão encaminhados às empresas parceiras. São 100 vagas para São Paulo e região metropolitana. As atividades presenciais, na capital paulista, ocorrem na Escola Estadual Rodrigues Alves (turno da manhã – Av. Paulista, 227, Bela Vista) e no Instituto Singularidades (turno da tarde – R. Cincinato Braga, 388, Bela Vista), ambos próximos ao Metrô Brigadeiro.


O programa conta com oportunidades também em Recife (PE) e Salvador (BA) e, para fazer sua inscrição em qualquer das localidades e saber mais, acesse https://programahabilidades.com.br/ ou o perfil @programahabilidades, no Instagram. Importante destacar que os jovens devem ter concluído o 3º ano do Ensino Médio na rede pública de ensino. Trata-se de iniciativa latino-americana coordenada pela Fundação Forge e financiada no Brasil pela Zurich Santander, com a parceria técnica do Instituto Aliança. As parcerias locais são o Instituto Singularidades e a Diretoria de Ensino Centro-Sul, em São Paulo; a Fundação Gregório de Mattos, a Prefeitura de Salvador, a Casa do Benin e o Protagoniza Jovem, em Salvador; e a Prefeitura de Recife e o Compaz Eduardo Campos, em Recife.

“A experiência de participar do Programa Habilidades para o Futuro vai além de configurar uma formação pautada em dicas e receitas prontas. A formação conecta autoconhecimento, resiliência emocional, autogestão e preparação para a inserção qualificada no mercado de trabalho, pois ao longo dos anos de trabalho com as juventudes, percebemos o quanto estes três pontos apontam como dificuldades a serem transpostas ao final da formação, ressalta Roberta Albuquerque, coordenadora pedagógica setorial do Instituto Aliança. "Além de tudo, o curso não se limita a um só segmento e os participantes desenvolvem, durante as aulas, habilidades que podem fazer a diferença no início de qualquer carreira escolhida pelo jovem", acrescenta. Importante salientar que a taxa de inserção desses participantes do programa no mercado de trabalho chega a 70%.

Fundado em janeiro de 2002, o Instituto Aliança é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), que visa educar pessoas, organizações e comunidades para o desenvolvimento humano sustentável. O Instituto, que comemora 20 anos, já contribuiu para a formação de mais de 670 mil pessoas, beneficiando crianças, adolescentes, jovens, mulheres, famílias, educadores, profissionais e refugiados, entre outros, com o apoio de diversos financiadores, entre órgãos internacionais, iniciativa privada e órgãos governamentais. No Brasil, atua em diversos Estados e vários países. Atualmente, coordena iniciativas como o Programa Habilidades do Futuro, o Programa Com Domínio Digital, a Escola Social do Varejo e o Programa Redes para o Futuro. Saiba mais em http://www.institutoalianca.org.br/.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia