14/02/2023 às 15h37min - Atualizada em 17/02/2023 às 00h06min

Transo, filme que retrata a vida sexual das pessoas com deficiência no Brasil, entra em fase final

Projeto autoral do cineasta Lucca Messer pretende mostrar a pluralidade e quebrar os tabus que rodeiam a sexualidade das pessoas com deficiência no país

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Um documentário que busca afirmar a vida sexual das pessoas com deficiência no Brasil, compartilhando abertamente as suas histórias e experiências. Em síntese, esta é a proposta de “Transo”, filme idealizado e dirigido pelo documentarista Lucca Messer, que conta com a participação de pessoas de vários pontos do Brasil, de diversas idades e com diferentes tipos de deficiência, visando unir suas vozes para a afirmação de sua sexualidade.

A iniciativa, que vinha sendo desenvolvida de maneira independente por Messer desde 2021, conta agora com a coprodução do Canal Futura, que permitiu que o documentário – originariamente concebido como média-metragem – ganhasse mais cenas, passando para o formato de longa-metragem. A previsão é que “Transo” esteja finalizado e estreie ainda no primeiro semestre de 2023.


Concepção – O ponto de partida do projeto foi uma minuciosa pesquisa realizada pelo documentarista, em que ele notou a triste ausência de produções audiovisuais nacionais que abordassem o tema da sexualidade de pessoas com deficiência no Brasil. Em seguida, munido apenas de câmera e tripé, o cineasta iniciou as filmagens em maio de 2021, buscando retratar a pluralidade sexual destas pessoas e enfatizando também as suas identidades de gênero, com o objetivo de derrubar os diversos tabus que rodeiam o tema.

Dentre os participantes do documentário, destaque para a atriz Mona Rikumbi (51 anos) – que assina junto com Lucca a produção do documentário – a primeira cadeirante negra a atuar no Theatro Municipal de São Paulo. O filme contará ainda com a participação de personalidades como a paratleta Nilda Martins (63 anos, São Paulo), a ativista Flávia Diniz (36 anos, Rio de Janeiro) e o modelo e ativista Daniel Massafera (33 anos, São Paulo).

Também participam da documentário Kollinn Costa Benvenutti (Homem Trans, 26 anos, Santa Catarina), Ana Maria Norberto (51 anos, São Paulo) e Fernando Campos (29 anos, Natal). Estão previstas ainda mais algumas entrevistas até o início da fase de edição e montagem.

Quebrando Tabus - “Busquei enquadrar e focar os entrevistados para que suas deficiências não os definissem enquanto participantes. São conversas sinceras, sem tabus e sem barreiras”, enfatiza Lucca Messer.

Sobre o projeto ser realizado praticamente na íntegra de maneira autoral e independente, Lucca Messer destaca que “ao assumir este conceito, tive mais liberdade e pude ter uma aproximação maior com os entrevistados, possibilitando uma intimidade que os deixou mais à vontade”.

Transmídia Para marcar e chamar atenção para o projeto, o documentarista lançou um teaser do documentário, criando assim a “Plataforma Transo”, com página no Instagram que reúne, além do teaser, conteúdos como entrevistas, bate-papos com entrevistados para o doc e making of das filmagens. “É uma maneira de falar sobre o tema e mantê-lo em evidência”, adianta o documentarista.

Dentro desta proposta transmídia, a ideia da Plataforma Transo é realizar atividades como palestras, intervenções cênicas, exposições, entre outras. Além disso, diante da abrangência do tema, não estão descartadas novas produções com novos personagens relatando as suas histórias.

Lucca Messer – Lucca Messer nasceu na Inglaterra, mas veio para o Brasil aos 4 anos, quando seus pais mudaram-se para São Paulo. Decidiu ingressar na fotografia aos 17 anos e, aos 19, iniciou-se na profissão como assistente de profissionais como Mario Testino. Em seguida, passou a dedicar-se a projetos autorais, trabalhando com cinema e fotografia entre São Paulo e Londres. Atualmente se dedica à produção de conteúdo e documentários de impacto social para marcas, além de implementar estratégias transmídia em seus projetos. Em 2019, fundou a ONG Assim Somos, agência que representa, capacita e cria conteúdo com artistas com deficiência.

LANÇAMENTO DO TEASER DO DOCUMENTÁRIO “TRANSO”

FICHA TÉCNICA
Projeto Documental: Lucca Messer
Produção: Lucca Messer e Mona Rikumbi
Produtor: Marcus Assunção
Figurino: Flávia Rossette
Arte: Paula Giavarotto; Yasmin Arabe
Participações até o momento: Mona Rikumbi, Nilda Martins, Flávia Diniz, Daniel Massafera, Kollinn Costa Benvenutti, Ana Maria Norberto, Fernando Campos.
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=0mIeXJ69-ao
Plataforma instagram: @transo__


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia