Ele ainda está em testes, mas promete ir de São Paulo a Rondonópolis-MT ou Santa Maria-RS, sem reabastecimento de combustível ou recarga de bateria. Quem? O Chery Arrizo 8 PHEV.
O sedã topo de linha da marca chinesa roda em testes na China, mas por lá, já descobriram que seu pacote de motorização híbrida plug-in, conhecida como DHT, será robusto para fazê-lo rodar 1.300 km.
Chamada 1DHT130, a caixa de transmissão híbrida, consiste em um conjunto de terceira geração, que utilizará motor 1.5 Turbo a gasolina.
Não se fala em potência combinada, mas a julgar pelo Caoa Chery Tiggo 8 PHEV, o Arrizo 8 PHEV deve aparecer com os mesmos 317 cavalos e 56,6 kgfm.
O que se sabe é que o consumo será de 25 km/l e a autonomia no modo elétrico será superior a 100 km, o que ainda parece pouco, dada as marcas rivais já alcançarem 200 km no modo EV.
Seja como for, a autonomia de 1.300 km indica que, considerando os 100 km do modo EV, caso seja usado no final, o Arrizo 8 PHEV terá um tanque de 48 litros, tamanho pequeno em relação ao porte do carro.
Posicionado acima do Arrizo 6, o Arrizo 8 é aguardado no Brasil como a opção topo de linha dos sedãs e a propulsão híbrida plug-in deve adicionar ao modelo um status a mais na marca.
Por aqui, se espera que o Arrizo 8 chegue com motor 2.0 Turbo de 254 cavalos, mas acima dele, apenas o PHEV seria mais potente.
Como um plug-in, o Arrizo 8 custaria aqui na casa dos R$ 250.000, mas tendo a vantagem de rodar 1.300 km sem ir à bomba do posto ou ao plugue do carregador externo.
Na China, a informação é de que o Arrizo 8 porta uma bateria de lítio mais potente, que garantiria boa parte dessa autonomia.
Com 4,780 m de comprimento, 1,843 m de largura, 1,469 m de altura e 2,790 m de entre eixos, o Chery Arrizo 8 deverá ser apenas importado.