08/02/2023 às 23h57min - Atualizada em 11/02/2023 às 00h04min

Luto: terapeuta Caroline Prado explica o que fazer para diminuir dor da perda

Com a morte recente da jornalista Glória Maria, ressurge o debate sobre o impacto da perda na vida das pessoas.

SALA DA NOTÍCIA HEMILLY TERESA DA SILVA LIRA
[email protected]
Reprodução Internet

A morte da jornalista Glória Maria causou um impacto na população brasileira. O luto iminente se torna o momento mais difícil daqueles que amam e convivem com a pessoa perdida. De acordo com a Terapeuta Integrativa a Saúde, Caroline Prado esse luto pode ser sentido, em outros momentos da vida como a perda do emprego e o término de um relacionamento, e devem ser ressignificados.  

O tema foi “Ressignificar o Luto”, foi abordado recentemente pela terapeuta em uma live realizada em sua página no Instagram (@ressignificarquantico). Caroline explica como as pessoas estão vivendo em uma energia de muita dor, tanto por entes queridos como pela perda de emprego e relacionamentos. E como essas pessoas, que não ressignificam esses sentimentos, adoecem facilmente’. 

“Por exemplo, quando a pessoa perde  o emprego ou é pega de surpresa ao ser demitida, gera uma dor nela, um luto. E todas às vezes que ela vai para um novo emprego, tem medo de ser demitida novamente e não consegue se entregar ao seu ofício. Então, como sequela, fica insegura, com medo, sentimento de incapacidade, e baixa autoestima, interferindo diretamente na sua evolução profissional e pessoal”, diz ela.  

Outro fator que gera um sentimento de luto nas pessoas, segundo Caroline, é o término de um relacionamento afetivo.

“Nesse caso, a pessoa deixada pelo namorado, marido ou esposa, com quem viveu um período significativo da vida dela, também vive um período de luto que gera uma dor e, automaticamente, essa pessoa acaba tendo medo de se entregar a uma nova paixão. Com isso, ela acaba adquirindo baixa autoestima, ansiedade, depressão com excesso de tristeza por lembrar do passado. E também tem dificuldade de confiar em outra pessoa, por medo que o companheiro ou a companheira faça a mesma coisa que o/a ex fez. E se ela está vivendo em um luto ativo, que aconteceu em menos de 90 dias, com uma dor ativa, essa dor também acaba causando nela um estresse, por se prender a uma saudade que não tem fim”, explica. 

Segundo a terapeuta, 70% das pessoas que ela atende em seu consultório relataram alguma perda, e isso foi significativo para o seu estudo sobre “Ressignificado Quântico”. 

“E sobre essa despedida, as Constelações Familiares de Bert Hellinger também falam da importância da pessoa deixar o seu ente querido descansar na morte, ou seja, a importância de deixar a pessoa querida ir faz parte da evolução da vida”, ressalta Caroline.  

Quem é Bert Hellinger e sua Constelação Familiar?

Bert Hellinger é o fundador da Constelação Familiar, também conhecido como Constelações Sistêmicas e Constelações Familiares Sistêmicas, que é um método pseudocientífico  que se baseia em elementos da terapia familiar sistêmica, fenomenologia existencial e atitudes dos zulus em relação à família. É apoiado por conceitos pseudocientíficos como ressonância mórfica e misticismo quântico.

Esse método entende que os problemas e dificuldades atuais de qualquer pessoa podem ser influenciados por traumas sofridos em gerações anteriores da família, mesmo que os afetados agora não tenham conhecimento do evento original.

O que fazer para diminuir essa dor?

Para a terapeuta, ressignificar essa perda através das Constelações Familiares é um dos caminhos. 

“Essa perda também pode ser ressignificado dentro do método ressignificar quântico, e também com a tomada de consciência, de que todos nós temos um limite de vida, quando é um ente querido e como essa pessoa gostaria de ver você se ela estivesse viva. Então quando toma essa consciência, automaticamente, a pessoa ressignifica seu ente querido dentro dela, e segue a vida com alegria”.     

Já no caso da perda de um emprego, Caroline Prado explica que a pessoa precisa ressignificar ao agradecer o tempo que ela passou naquela empresa. 

“Essa pessoa precisa deixar aquele emprego na linha do tempo passado, e olhar para o novo com gratidão Bem como os relacionamentos amorosos desfeitos, não é bom a pessoa levar a dor do antigo relacionamento para o novo. Por isso, é importante que a pessoa ressignifique as perdas amorosas que passaram na vida dela”, concluiu ela.     

O que é o método ressignificar quântico?

O Método criado pela terapeuta Caroline Prado é validado pelo MEC como atualização universitária. É baseado na física quântica e atua em doenças físicas e emocionais. O ‘Ressignificar Quântico’ propõe abordagem integral do ser humano por meio da reprogramação biológica.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia