10/02/2023 às 14h40min - Atualizada em 10/02/2023 às 14h40min

PM do Piauí usará viatura lilás em casos de violência contra a mulher: 'todos vão saber que é um agressor

G1
Reprodução

A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi), realizou na manhã desta sexta-feira (10) o lançamento de Estratégias de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Na ocasião, a Secretaria de Segurança Pública fez a entrega de três viaturas na cor lilás para a Patrulha Maria da Penha. Segundo o secretário de segurança do Estado, Chico Lucas, uma das funcionalidades da cor da viatura é provocar constrangimento social ao expor o agressor.

A proposta visa criar um protocolo de atendimento à mulher em situação violenta. A solenidade aconteceu no Centro de Educação Profissional da Polícia Militar do Piauí, localizado na Zona Sul de Teresina.


“As viaturas serão efetivadas amanhã (11) no Corso e teremos um stand só para atender vítimas de assédio e importunação sexual. O agressor que não respeitar o corpo da mulher será conduzido na viatura lilás e por mulheres. Os direitos das mulheres precisam ser respeitados. As viaturas vão atuar nas festas carnavalescas”, ressaltou.


O secretário destacou ainda que após as festividades de Carnaval, a frota da viatura lilás deve ser aumentada na Secretaria das Mulheres e na diretoria de defesa social.

“Quando uma juíza da Maria da Penha der uma medida restritiva ao agressor, a patrulha verificará o cumprimento da medida. Se não estiver sendo cumprida, as policias irão prender o agressor na viatura lilás. Todos devem saber que o homem levado por essa viatura específica é um agressor", disse.


Uma vítima a cada 72 horas no Piauí

O Piauí registrou 75 casos de violência contra a mulher entre o mês de agosto de 2021 e janeiro de 2022, segundo levantamento, divulgado nesta quinta-feira (24), pela Rede de Observatórios de Segurança. O número indica que, em média, a cada 72 horas, uma mulher é violentada no estado.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia