09/02/2023 às 20h18min - Atualizada em 09/02/2023 às 20h18min

Jeep Avenger é o menor carro da história da marca, mas será um dos mais importantes

AutoEsporte
Reprodução

A Jeep lançou no exterior seus primeiros veículos eletrificados há apenas dois anos, já que os híbridos plug-in Compass 4xe (disponível no Brasil), Grand Cherokee 4xe (chegada marcada para os próximos meses) e Wrangler 4xe estrearam no final de 2020. Hoje, porém, metade das vendas europeias já são de versões híbridas.


As expectativas são de que até 2025 haverá quatro modelos elétricos da marca no mercado e, cinco anos depois, que todos os carros da Jeep sejam movidos a eletricidade na Europa. É a urgência que a icônica fabricante norte-americana tem de se reinventar.


Avenger não é só o primeiro elétrico, mas também o primeiro Jeep a ser desenvolvido na Europa para europeus (é pequeno demais para os EUA), além de ter a produção estabelecida nesse continente, na fábrica de Tychy (Polônia), de onde também sai o icônico Fiat 500.

E antes mesmo de o primeiro carro ser entregue a qualquer cliente, já está claro que este será um modelo chave para a Jeep: 60% das 7 mil encomendas são de fora da Itália, o que constitui uma importante mudança para o grupo, cujo renascimento na Europa tem sido (até agora) centrado justamente nesse país em razão das origens da antiga Fiat Chrysler.


O menor Jeep da história é filho de pai e mãe europeus, já que usa uma plataforma do grupo Stellantis e, assim como o sistema de propulsão, foi desenhado, projetado e construído na Europa. O design seduz; o interior convence pela simplicidade, montagem robusta e funcionalidade, e tanto o espaço interno como o bagageiro têm volumes aceitáveis para a classe.

Mais tarde haverá uma versão 4x4, mas por ora só tração dianteira. As performances são medianas, com acelerações suficientemente vigorosas, mesmo que a velocidade máxima e o zero a 100 km/h sejam modestos. O comportamento é muito equilibrado (a direção poderia ser um pouco mais pesada), mas a frenagem tem falta de progressividade e o consumo foi mais elevado do que o esperado (e muito mais alto que a estranhamente otimista média anunciada pela marca).

Depois de esgotar a edição de lançamento (muito equipada e tabelada em 39.500 euros), é possível esperar um Avenger de entrada com preço na casa dos 35 mil euros.




Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia