08/02/2023 às 14h40min - Atualizada em 08/02/2023 às 14h40min

Nova Chevrolet Montana 2023: impressões ao dirigir

Notícias Automotivas
Reprodução

A Nova Chevrolet Montana 2023 está chegando ao mercado nacional e com proposta de levar mais conforto e praticidade para quem curte uma picape, mas não tem pretensões de viver no campo.


Desenvolvida para um cliente urbano e familiar, a Nova Chevrolet Montana 2023 chega com motorização 1.2 Turbo de até 133 cavalos e 21,4 kgfm, além de transmissão manual ou automática, ambas de seis marchas.


No portfólio da Nova Montana, a GM criou duas opões para trabalho, sendo elas as versões de entrada 1.2 Turbo (LS na prática), LT 1.2 Turbo, LTZ 1.2 Turbo AT e Premier 1.2 Turbo AT, sendo estas duas últimas focadas nos clientes comuns, 85% da demanda esperada.



Com preços a serem revelados completamente no dia 10 de fevereiro, por ora, a Nova Montana 2023 tem somente os valores de pré-venda das versões LTZ (R$ 134.490) e Premier (R$ 140.490).

Considerando um uso de 86% para compras de supermercado, 72% para malas de viagem, 52% para ferramentas e equipamentos, bem como 36% para transporte de bicicletas, a Nova Montana inova ao trazer uma caçamba protegida de 874 litros e uma capacidade de carga de 637 kg (600 kg na automática).



Para atender essas necessidades, a Nova Montana vem com 90 acessórios, sendo que boa parte deles fazem parte do sistema Multi-Flex, um conjunto de prateleiras e divisores que separam objetos diversos no compartimento de carga. Há ainda extensor de caçamba com terceira placa e uma capota elétrica, fora a capota marítima padrão, que reduz a introdução de água em 90%.

Tem ainda na gama de acessórios bancos personalizados, rede de carga, sistema de som JBL, santantônio, tomada de força, estribos laterais, entre outros.


Medindo 4,717 m de comprimento, 1,798 m de largura, 1,659 m de altura e 2,800 m de entre eixos, a Nova Montana pesa até 1.310 kg, a picape leve da GM vai de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos na versão manual e 10,3 segundos na automática, invertendo a “ordem natural” dos câmbios.



Derivada do Tracker, a Nova Montana tem consumo de 8,3/9,6 km/l no etanol e 12,0/13,6 km/l na gasolina, respectivamente em cidade/estrada com câmbio manual. Já no automático, ela faz 7,7/9,3 km/l no combustível vegetal e 11,1/13,3 km/l no derivado de petróleo.


Designada pela GM como Smart Utility Pickup, a Nova Montana tem rodas aro 16 polegadas nas versões manuais, com pneus 215/60 R16, com aro 17 polegadas de liga leve nas LTZ e Premier, calçadas copm pneus 215/55 R17.


Com produção em São caetano do Sul, a Nova Chevrolet Montana 2023 tem potencial para brigar pelas primeiras posições no ranking de vendas do segmento de comerciais leves no país.


Nova Chevrolet Montana 2023 – primeiras impressões


Testamos a Nova Chevrolet Montana 2023 entre Curitiba e Morretes, alternando vários cenários e tipos de pavimento, onde a picape leve da GM mostrou a que veio e agora contamos um pouco disso para você.


Visualmente, a Nova Montana tem um porte que parece mais volumoso que o do Tracker, já que a frente é mais alta e a linha de cintura, igualmente elevada, dá mais corpo para a picape da Chevrolet.


A frente, com luzes diurnas em LED em separado e o conjunto ótico reposicionado, deixou a Montana 2023 mais atraente, caindo muito bem cores claras, como o branco, por exemplo, que expõe mais seus detalhes.



Os retrovisores grandes, maiores que o do Tracker, ajudam muito também, enquanto a traseira tem uma tampa leve e amortecida, com lanternas um tanto pequenas, mas com exibem o logotipo da Chevrolet como um detalhe interessante.


O aplique preto no conjunto busca reforçar essa identidade nova da Montana, assim como o nome Chevrolet bem vistoso. Com capota marítima, a Nova Montana se apresenta bem completa, tendo ainda o reforço de acessórios quase obrigatórios, como o santantônio.


Dentro, o ambiente tem um painel novo, que parece aparentemente elevado em relação ao Tracker, mas a GM diz que não. A impressão vem da parte inferior, ampliada, enquanto acima, o acabamento tem texturas suaves, mas apenas na parte central.



O cluster analógico era de esperar, dada a falta de chips na cadeia global, mas a tela de multimídia MyLink com acabamento preto é algo herdado do Tracker RS chinês.


O acabamento das portas tem a mesma textura do painel, mas ainda existem muitos plásticos duros, o que não surpreende…



Atrás, o espaço para as pernas também não traz novidade, afinal, é uma picape leve com cabine dupla, então, para quem tem até 1,75 m está bom, acima disso fica apertado. A altura interna é sim realmente melhor e, no geral, o ambiente lembra a Oroch em volume.


Não há modularização do habitáculo, como vemos em picapes grandes americanas ou em algumas médias. Ainda assim, para sua proposta, está dentro do que se esperava.


Nova Chevrolet Montana 2023 – impressões ao dirigir


Com posição de dirigir elevada, a Nova Montana garante boa visibilidade e conforto ao volante, cuja direção elétrica é bem eficiente em resposta.


O propulsor 1.2 Turbo de 132 cavalos na gasolina e 133 cavalos no etanol, entregando 19,4 kgfm no primeiro e 21,4 kgfm no segundo, dá e sobra para as pretensões da Nova Montana, ainda que a calibração tenha focada mais em economia.


Assim, ele não tende a ser tão mais esperto que no Tracker 1.2 Turbo, mas não deixa a desejar quando exigido. Além disso, a força em baixa rotação garante a impressão de que a picape é mais leve que a realidade e isso ajuda no prazer ao volante.



Na cidade, ela é ágil e responde bem ao acelerador, assim como às mudanças de direção, tendo boa estabilidade para eventuais manobras que o trânsito muitas vezes exige.


Os freios também estão devidamente calibrados e não há surpresas em seu comportamento. Quanto à suspensão, ela absorve bem os defeitos do asfalto e pisos diversos, não tendo tendência de pular na traseira e garantindo estabilidade agradável em curvas.



O mesmo comportamento se verifica na estrada, onde a Nova Montana felizmente tem controle de cruzeiro para garantir mais conforto ao dirigir e apresenta nível de ruído satisfatório, tanto de motor quanto de pneus.


Com ponteiro marcando 2.200 rpm a 110 km/h, a Nova Montana se mostra agradável, com mudanças automáticas que buscam aproveitar bem o torque em baixa, garantindo ultrapassagens boas e retomadas pontuais.


Para viagens longas, acreditamos que ela irá render bem, pois, tem mais o comportamento de um SUV que de uma picape, sendo ótimo nesse caso.



Em estradas de terra, a Montana 2023 mostra bom comportamento, mas poderia ter um bloqueio do diferencial para eventuais lamaçais inevitáveis em muitos caminhos, já que sua proposta casa bem com a família que quer ir ao sítio no fim de semana.


Falando em assistência, a Montana 2023 peca por ter somente alerta de ponto cego, sensor de estacionamento e câmera de ré, porém, no painel ela já tem espaço para as luzes vermelhas do alerta de colisão.


Então, mais adiante a veremos com estes e outros itens de um pacote ADAS provável.



Já em relação à caçamba, um modelo montado com o Multi-Flex, mas com capota marítima, recebeu uma chuvarada da Serra de Mar paranaense e o interior permaneceu seco, como se pode ver numa das fotos.


Bem dimensionada e calibrada para nossa realidade, a Chevrolet Montana 2023 chegou conhecendo o caminho e espera-se que melhore nos itens que faltam, já que de resto, atenderá bem quem quer sair da moda dos SUVs.




Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia