03/02/2023 às 17h57min - Atualizada em 03/02/2023 às 17h57min

Do Val apresenta várias versões de plano para impedir posse de Lula

Denúncia do senador Marcos do Val sobre plano — discutido na presença de Bolsonaro — para tentar anular eleição é mais um vestígio de que estava em curso uma trama para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

AB Notícias News
Correio Braziliense
Marcos Oliveira/Agência Senado
As investidas golpistas contra a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganham mais um capítulo e apontam para um esquema que teria começado em dezembro, pouco mais de um mês depois da vitória do petista nas urnas.
 

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) afirmou, ontem, que havia um plano, discutido na presença do então presidente Jair Bolsonaro, para tentar anular o resultado da eleição e impedir a posse de Lula.

Do Val deu ao menos três versões sobre o caso. Na original, disse que foi chamado por Bolsonaro para participar de uma trama que envolvia gravar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, para conseguir alguma declaração prometedora do ministro e anular o resultado da eleição.

Em outra versão, Do Val sustentou que a ideia partiu do então deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) e que foi exposta em uma reunião, na Granja do Torto, com a presença de Bolsonaro. Alegou, depois, que o encontro ocorreu no Palácio da Alvorada.

Nessa época, Bolsonaro mantinha um silêncio surpreendente sobre o resultado das urnas. A única manifestação havia se feita em uma coletiva no Palácio do Alvorada, em 9 de novembro.

Também nesse período, acampamentos bolsonaristas em frente a quartéis espalhados pelo país já tinham cerca de 40 dias.

Em paralelo, o general Augusto Heleno, então ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), dava declarações contra Lula, sugerindo a não aceitação da vitória do petista. Em curso também estava a resistência de oficiais do alto comando das Forças Armadas de realizar uma transição pacífica de comando.

No início de janeiro, em cumprimento a um mandado de busca e apreensão, a Polícia Federal (PF) encontrou na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública de Bolsonaro, uma minuta de golpe de Estado. A suspeita do governo é que esse documento seja datado do período entre o fim de novembro e começo de dezembro.

Por fim, um mês depois do encontro entre Do Val, Silveira e Bolsonaro, eclodiram os atos criminosos que depredaram os prédios do Congresso, do Palácio do Planalto e do STF.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia