21/01/2023 às 09h28min - Atualizada em 21/01/2023 às 09h28min

Búfala, cabra e vaca: veja diferenças entre os queijos e qual é o melhor para evitar dor de barriga

Cada tipo de leite gera laticínios diferentes, conforme modo de preparo. Além dos de origem bovina, os demais queijos têm ganhado destaque e são premiados em concursos mundiais da iguaria.

G1
Celso Tavares / g1

Queijos feitos a partir do leite de vaca podem ser os mais comuns, mas não são os únicos que existem. Há ainda o de búfala e o de cabra e ovelha, que ganham cada vez mais destaque.

Além das mudanças geradas pelo modo de fazer - se é maturado, casca lavada, fresco - os queijos também variam em odores e sabores devido ao leite. O queijo de búfala, por exemplo, é mais suave e o leite é ideal para produtos frescos.

Essas diferenças ocorrem por causa das propriedades dos leites de cada um dos animais, que proporcionam também alterações nutricionais. É o caso do de búfala, que tem mais cálcio e vitamina A.

Porém, há também semelhanças. Todos os três têm a mesma adequação de nutrientes, vitaminas e proteínas, aponta a nutricionista Karin Honorato.

Para algumas pessoas, o consumo do queijo e de laticínios de modo geral vem acompanhado do medo de ter o famoso piriri, uma dor de barriga. Além de intolerância à lactose, existe outro componente do leite que pode ter esse efeito na digestão: a proteína caseína, explica a nutricionista.

A caseína possui três tipos de classificação: A1A1, A1A2 e A2A2. Normalmente, para quem sofre após o consumo do leite devido à caseína, a razão é a proteína do tipo A1A1 ou A1A2, que é mais comum em leite de bovinos e caprinos.

Apesar do leite de cabra não ser A2A2, ele tem outra característica que facilita a digestibilidade: suas moléculas de gorduras são as menores dos três queijos. Ele é seguido pelo de vaca e, por fim, as maiores moléculas são do queijo de búfala.

Na prática, um queijo de leite de cabra, por exemplo, pode ser digerido entre 30 e 40 minutos, enquanto um do leite de vaca leva até 3 horas, explica Luiz Sprinz, do Rancho Alegre capril e queijaria.

Sprinz diz ainda que o tamanho das moléculas de gordura interfere também no odor, na textura e no aroma de cada produto gerado do leite de caprinos.



Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia