20/01/2023 às 18h36min - Atualizada em 21/01/2023 às 00h00min

Opositores de Josué Gomes dão posse a Elias Miguel Haddad como presidente interino da Fiesp

Comunicado interno foi enviado por e-mail a funcionários da federação nesta sexta-feira. Defesa de Gomes não reconhece afastamento do cargo.

G1
https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/01/20/opositores-de-josue-gomes-dao-posse-a-elias-miguel-haddad-como-presidente-interino-da-fiesp.ghtml

Comunicado interno foi enviado por e-mail a funcionários da federação nesta sexta-feira. Defesa de Gomes não reconhece afastamento do cargo. Fachada da sede da Fiesp, em São Paulo.
Divulgação: Fiesp/Everton Amaro
Opositores do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, se reuniram nesta sexta-feira (20) para dar posse a Elias Miguel Haddad como presidente interino da entidade. O decano é um dos delegados que compõem o conselho de representantes da federação.

Após a posse de Elias Haddad, foi enviado um e-mail a colaboradores da instituição.
"A pedido do Dr. Elias Miguel Haddad, Vice-Presidente da FIESP, informamos que ele assumiu nesta sexta-feira (20) a presidência interina da entidade", diz o comunicado interno.
ENTENDA O CASO:
Em clima acalorado, assembleia da Fiesp aprova destituição de Josué Gomes da presidência
Comitê pró-democracia defende Josué Gomes após destituição
Fiesp diz que Josué Gomes segue como presidente da entidade
“O ato ocorre após decisão da Assembleia Geral Extraordinária, convocada por meio de edital regular a pedido da maioria absoluta do Conselho de Representantes, que, após ouvir os argumentos de defesa e os rejeitar, deliberou pela destituição de Josué Gomes do cargo”, continua o texto.
No documento, a secretaria da federação também afirma que "não medirá esforços para pacificar a entidade e voltar seu foco aos temas relevantes para o setor produtivo e ao processo de reindustrialização do país".
Comunicado interno foi enviado a funcionários da Fiesp
Reprodução
A reunião ocorreu após integrantes da assembleia da Fiesp decidirem, na segunda-feira (16), pela destituição de Gomes. A votação foi comandada por representantes de sindicatos e integrantes da diretoria da entidade que fazem oposição ao empresário.
A assembleia teve 47 votos a favor do afastamento e um, contra, além de duas abstenções. O resultado, no entanto, não é reconhecido pela cúpula da Fiesp e pela defesa de Josué Gomes, que alega falta de quórum e de consenso.
O empresário Josué Gomes da Silva, no Senado, em imagem de julho de 2019
Geraldo Magela/ Agência Senado
A Fiesp se manifestou ontem, três dias após a decisão. Em comunicado enviado à imprensa, a federação afirmou que o empresário “é o presidente da entidade e está no exercício pleno de suas funções, conforme determinam os estatutos vigentes".
A entidade ainda não emitiu nota à imprensa sobre a nomeação de Elias Haddad para o cargo.
Em reação ao movimento que tenta destituí-lo, Gomes já havia marcado para a próxima segunda-feira (23) uma reunião com representantes de sindicatos.
A ideia é discutir a criação de comitês de aprimoramento da governança, após questionamentos feitos pelos sindicatos insatisfeitos com sua gestão.
Quem é Elias Haddad, empossado pela oposição
Opositores de Josué Gomes dão posse a Elias Miguel Haddad como presidente interino da Fiesp.
Everton Amaro/Divulgação
Decano entre os delegados que compõem o conselho de representantes da Fiesp, Elias Miguel Haddad é empresário da indústria têxtil. Foi eleito vice-presidente da federação em 1980, cargo que ocupou em todas as gestões da entidade até agora.
Assumiu no mesmo ano as atividades industriais no Conselho Regional do SESI-SP. É coordenador do Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário (Comtextil) desde a sua criação, em 2004.
Faz parte do Instituto Roberto Simonsen (IRS). Na área do comércio internacional, coordena os conselhos Brasil-Turquia e Brasil-Paquistão e é membro dos conselhos Brasil-Tunísia e Brasil-Egito. Também é titular do Conselho Deliberativo da Câmara de Comercio Árabe Brasileira.

Credito G1



Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/01/20/opositores-de-josue-gomes-dao-posse-a-elias-miguel-haddad-como-presidente-interino-da-fiesp.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia