22/12/2022 às 15h28min - Atualizada em 24/12/2022 às 00h07min

Além do idioma: estudar no exterior é a chave para o sucesso

Aprendizagem por meio de imersão cultural tornou-se um grande diferencial no currículo e o sonho de muitos jovens brasileiros e as escolas estão se preparando para essa demanda; Instituto Cervantes de BH oferece bolsas de estudo em cursos de curta duração em países hispanofalantes

SALA DA NOTÍCIA Interface Comunicação
Luisa Jordá (1)
Estudar fora do país de origem é uma experiência que vale a pena ser vivida por qualquer pessoa. Os intercâmbios para o exterior, sejam eles de curta, média ou longa duração, são cada vez mais valorizados, pois permitem não apenas o aprendizado do idioma, mas também a imersão em diferentes culturas e o desenvolvimento de habilidades que farão toda a diferença na vida pessoal e profissional de quem vive essa experiência.

Segundo uma pesquisa recente da Business Marketing International (BMI), os maiores investimentos em carreira atualmente são em graduação e pós-graduação internacionais. O estudo também constatou que cursos profissionalizantes de longa duração e cursos de idiomas de curta duração estão entre os preferidos dos alunos.


O levantamento revelou que seis em cada dez brasileiros desejam estudar fora do país e que os estudantes estão procurando cada vez mais cedo um intercâmbio para investimento no futuro.

Atentas a essa demanda, as instituições de ensino de idiomas estão buscando, cada vez mais, meios de promover uma educação de imersão para seus alunos. O Instituto Cervantes BH, órgão oficial do governo da Espanha e referência no ensino do espanhol e divulgação da cultura hispânica, por exemplo, organiza, todos os anos, em parceria com órgãos do governo e outras instituições, programas de cursos em países hispanofalantes. O objetivo é ampliar a disseminação da língua espanhola e da cultura desses países que falam espanhol, e há opções em Alcalá de Henares, Madri, Burgos, Toledo e El Escorial (Espanha), e também a países como Chile. Os programas promovem formação linguística e cultural por meio de imersão e visitas guiadas em locais emblemáticos de cada localidade, sempre relacionados aos conteúdos vistos em aula.

designer Luisa Jordá buscou esse tipo de experiência para agregar ao seu currículo. Apesar de sua família ser de origem Catalã, ela sabia o básico do idioma e viu no intercâmbio de curta duração para o Chile uma oportunidade de maior aprendizagem e vivência. “Falava o básico do espanhol e percebi que não tive a oportunidade de aprender o idioma de fato. Já falava inglês e italiano, pois também já tinha feito intercâmbio para os Estados Unidos e Itália, e decidi procurar o Instituto Cervantes por ser uma referência no ensino do idioma e da cultura hispânica”, conta.

Luisa passou 10 dias em Santiago, no Chile, e conta que essa vivência fez toda a diferença em sua vida e na profissão. “Ter a experiência de imersão na língua é um grande diferencial. A troca de culturas, conhecer as origens do outro, viver em diferentes locais e aprender até mesmo sobre a comida de outro país são formas bem mais ricas e mais eficientes de aprender”, finaliza.

Certificações de idioma

Para difundir a cultura e o ensino de espanhol no Brasil, o Instituto Cervantes, órgão oficial do governo da Espanha, além de oferecer cursos de especialização no idioma, é o responsável por realizar os exames de proficiência, muito exigido para quem pretende estudar em universidades ou trabalhar fora.

O DELE é o diploma oficial que atesta o grau de competência e domínio do idioma. Ele é conferido pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério de Educação e Formação Profissional da Espanha e reconhecido internacionalmente entre instituições e autoridades educativas públicas e no meio empresarial e comercial.

Além do DELE, com o intuito de ajudar as pessoas que precisam receber a certificação em espanhol de forma mais ágil, o Instituto Cervantes, a Universidad Nacional Autónoma de México, a Universidad de Salamanca e a Universidad de Buenos Aires idealizaram as provas do SIELE (Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola). A certificação oferece quatro modalidades e segue o Marco Comum Europeu de Referência (MCER). É completamente digital (inscrição, realização das provas, resultados e certificado) e os resultados saem em até três semanas (prazo máximo).

Mais informações pelo telefone: (31) 3789 1600 ou pelo Whatsapp: (31) 99578-3419 / (31) 97134-7679
 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia