16/12/2022 às 09h59min - Atualizada em 18/12/2022 às 00h02min

Salto alto faz mal?

O uso excessivo de saltos altos pode aumentar as chances de dores nas costas, pernas e pés

SALA DA NOTÍCIA 2PRÓ Comunicação
www.doctorfeet.com.br
Doctor Feet_divulgação

Com a chegada das festas de final de ano, época de confraternização e do verão, vem junto o uso de diferentes tipos e modelos de sapatos e sandálias de saltos altos. Mas o que os saltos altos podem causar aos nossos pés em curto, médio e longo prazo?

O uso excessivo do salto alto pode não ser benéfico para os pés, nem para o corpo: quanto maior a elevação mais difícil de se manter no centro gravitacional, vai ser necessário força e equilíbrio extras. Este esforço aumenta as chances e os riscos de lesões musculoesqueléticas, entorses e joanetes.

O uso excessivo de saltos altos pode aumentar as chances de dores nas costas, pernas e pés, devido a má distribuição da carga corporal nos pés.

É proibido usar salto alto?

Segundo a Doctor Feet, empresa especializada em podologia, recomenda-se o uso de saltos mais confortáveis, sem muita inclinação entre o calcanhar e os dedos, que ofereça boa estabilidade ao caminhar, e que tenha uma eficiente base de apoio do calcanhar. Assim, vai diminuir a pressão, atritos e a carga nos dedos dos pés. Sempre que a pessoa puder, escolher os saltos médios ou baixos, deixando os mais altos para ocasiões específicas.

Seguem algumas dicas de tipos e modelos de saltos altos para garantir a tranquilidade e a curtição nas festas, sem dores nos pés.

Salto plataforma – salto que nivela todo o solado do calçado, trazendo aos pés muita sustentação, estabilidade e conforto ao caminhar. De todos os saltos altos, é o que menos traz riscos, dor ou desconforto, por reduzir a inclinação entre o calcanhar e os dedos.

Salto meia pata – é a tendência atual, elevado na frente e com um salto mais grosso na base, se assemelha com o salto plataforma, mas ao invés de dar maior sustentação na parte do calcanhar, ele dará maior sustentação na sola frontal, ou seja, no antepé, região dos dedos.

Salto anabela – é uma variação da plataforma, segue o padrão de nivelamento do solado, ou seja, solado inteiriço com a plataforma e o salto. Garante assim, como a plataforma, muita estabilidade, sustentação e conforto. É um dos melhores e mais recomendados, para quem deseja passar muitas horas em pé.

Salto bloco, cubano, quadrado ou geométrico – são saltos estilosos, imponentes e modernos. Esses saltos, garantem total estabilidade do calcanhar, devido sua forma ser grossa na base, e favorável na inclinação, por todo seu comprimento no solado, ou seja, normalmente, são saltos medianos, que amenizam a má distribuição da carga corporal nos dedos.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia