02/12/2022 às 11h28min - Atualizada em 05/12/2022 às 00h11min

Una realiza júri simulado sobre crime de feminicídio em Catalão; evento é gratuito e aberto à comunidade

Tradicional na cidade, evento é retomado depois da pandemia; simulação é indicada para estudantes do Ensino Médio que tenham interesse em cursar Direito na universidade.

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Ortiz | Assessora de imprensa da Una Catalão | Rede Comunicação
Foto: Freepik. Uso gratuito.
A Una Catalão irá realizar, na próxima terça-feira, 6 de dezembro, às 19h30, no auditório principal, o Júri Simulado 2022. O evento, gratuito e aberto à comunidade, contará com a encenação de um Tribunal do Júri, discutindo um crime de feminicídio. Ele é indicado, especialmente, para estudantes do Ensino Médio que tenham interesse em estudar o curso de Direito.

O Júri Simulado é uma tradição do curso de Direito da Una. Os estudantes do curso organizavam o evento todos os anos, mas precisaram interromper as edições em 2020, por causa da pandemia de Covid-19. Em 2022, a ação faz parte da programação do 1º Simpósio Acadêmico da Una Catalão (SIUNACAT) e está alinhada ao projeto de extensão Una-se por Elas, que tem como objetivo a promoção do combate à violência de gênero.


O estudo mais recente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública sobre feminicídios mostra que, em 2021, uma mulher era assassinada, em média, a cada sete horas no país. Em Goiás, dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado mostram que os crimes contra a mulher sofreram aumento de 7% entre os meses de janeiro e julho de 2022.  No ramo de Direito, o crime é combatido, entre outras políticas, pela Lei Maria da Penha e pelo Código Penal.

Para o professor do curso de Direito e coordenador dos projetos de extensão “Una-se por Elas” e “Concilia Una” da Una Catalão, Leonardo Aires de Castro, “o Júri Simulado é fundamental para a formação dos estudantes que optarem seguir a carreira criminal e a advocacia ou se tornarem promotores, promotoras, juízes, juízas, defensores e defensoras públicos, já que todos eles vão necessitar da compreensão de todas as dimensões do tribunal de Júri”.

“O júri simulado mostra a importância e o cuidado que nós, professores, e a coordenação, damos para o processo formativo do estudante da Una”, ressalta Castro. “Nós também promovemos a formação da consciência do aluno e da aluna em relação a uma temática muito sensível na sociedade, que é a violência contra o gênero ou a violência contra a mulher. Nós precisamos fortalecer o debate, construir essas noções e buscar sempre a efetividade das nossas pautas”.

Além do Júri Simulado 2002, o projeto “Una-se por Elas”, desenvolvido no Núcleo de Práticas Jurídicas da Una (NPJ), realizou outras ações no último semestre, como a produção de cartilhas a nível nacional, a divulgação em páginas de redes sociais e o podcast “Una-se por Elas” sobre o tema.


Sobre a Una

Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade, com 517 estrelas, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade. 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia