23/11/2022 às 16h02min - Atualizada em 25/11/2022 às 00h03min

Cia. de teatro BuZum! segue com apresentações de graça do espetáculo "13 Gotas" na capital paulista

A trupe promete encantar, ensinar e divertir a criançada

SALA DA NOTÍCIA LILIANA DE LIBERATO E BATISTA
www.buzum.com.br
Divulgação
Quanta água há no planeta? Do total de água, quanto dela é possível utilizar? A água do mar é potável? São essas algumas das reflexões apresentadas ao público durante o espetáculo “13 Gotas”, que estará sendo apresentado de graça pela cia. de teatro de bonecos BuZum!, até as primeiras semanas de dezembro, aos alunos da rede pública municipal de ensino da cidade de São Paulo. Com o diferencial de que todas as apresentações acontecerão dentro do ônibus, afinal, o BuZum! é um ônibus-teatro, único no país, que carrega consigo tudo o que há em uma sala de espetáculos: palco, iluminação e sonorização, proporcionando uma experiência única ao público.

O BuZum! percorre o país levando teatro onde muitas vezes não há. “13 Gotas”, o sexto espetáculo da companhia, estreou em São Paulo em 2014 e já foi apresentado desde então a mais de 54 mil crianças, com o objetivo de mobilizá-las e levá-las a refletir sobre a importância do uso consciente da água em seu cotidiano. “A água é uma substância encontrada em grande quantidade em nosso planeta, entretanto, nem toda essa água disponível pode ser aproveitada pelo homem e ela está cada vez mais escassa, por isso o tema é tão relevante e cada vez mais faz sentido levar à reflexão de nossas crianças”, explica Mariane Gutierrez, diretora do BuZum!.


Por que 13 gotas?
A tese das ‘13 gotas’ surgiu de um estudo do Instituto Akatu, calculando que se toda água do planeta coubesse num balde de 10 litros, somente 13 gotas seriam consumíveis pelos humanos. “Apesar de o planeta ser coberto de água, nem todos sabemos que nem toda água pode ser utilizada”, conta Mariane Gutierrez, diretora do BuZum!. Segundo o estudo, 97,5% da água do planeta é salgada e, portanto, imprópria para uso e consumo. Apenas 2,5% é doce, sendo que a maior parte está em locais de difícil acesso. Desse total, somente 0,26% estaria disponível e acessível ao homem.

Leis de incentivo à cultura
As apresentações da cia. de teatro BuZum! são realizadas para alunos de escolas públicas municipais por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e Proac ICMS, modalidade do programa de fomento paulista que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal. “As leis de incentivo à cultura são fundamentais para que projetos como o BuZum! continuem gerando emprego a profissionais que vivem da arte e levem essa arte para um público que, muitas vezes, tem menos acesso, já que está mais distantes dos grandes centros”, analisa Mariane.
Material pedagógico
Quando o BuZum! estaciona em frente a uma escola, as peças em cartaz levam também ensinamentos que podem ser utilizados pelos professores. Para isso, foi desenvolvido pelo BuZum! o Livro do Professor, um material pedagógico entregue a cada professor após assistirem aos espetáculos. ‘São muitos os temas que podem ser trabalhados nas aulas de história, geografia, português, matemática’, conta Mari Gutierrez. Com o apoio do material pedagógico, os professores conseguem relacionar o assunto abordado na peça à matéria lecionada em sala de aula, expandindo, assim, os conhecimentos do aluno. As crianças presentes na plateia também recebem um teatro de papel com personagens para montar, que lhes permite experimentar uma vivência teatral completa ao reproduzir ou criar um roteiro, construir os personagens e encenar suas peças.

Espetáculo “13 Gotas”
Num laboratório, dois cientistas ‘malucos’ explicam para os alunos, de forma lúdica e sensorial, a importância da água. Desde a gestação, quando os humanos estão imersos em líquido uterino, até nos alimentos, nos órgãos do corpo e na natureza. Os diferentes estados da água – gasoso, líquido e sólido – são mostrados, assim como os ciclos de chuvas. ‘A peça mostra como estamos imersos em água, e muitas vezes não notamos’, conta Mariane.
Utilizando várias técnicas do teatro de bonecos, os atores mostram que a água está em tudo: no céu, nas nuvens, embaixo da terra, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, pele e cabelo. Com um mapa mundi em cena, as crianças conseguem visualizar exatamente quais partes do planeta têm água salgada, nos mares, e água doce, em seus rios, em menor quantidade. E que, por isso, é preciso que se tenham consciência do uso desse bem do chamado ‘planeta azul’.

FICHA TÉCNICA “13 Gotas”
Concepção: Mari Gutierrez
Texto: Marília de Toledo
Direção: Wanderley Piras
Elenco: Alessandra Siqueyra, Dinho Weller, Nilton Marques, Nina Rocha, Talita Azevedo.
Trilha sonora: César Maluf
Criação de cenário: Beto Andreetta e Mari Gutierrez
Confecção de bonecos: Cecília e Thiago Paiva
Direção de produção: Mari Gutierrez
Coordenação de produção: Aldo Andreetta
Produção executiva: Juliana Christão
Produção de campo: Fernando Lima, Henrique Ramos, Thiago Catelani e Leonardo Campos.
Técnicos de som e luz: Henrique Ramos e Cristiano Santana
Motorista: José Valério
Fotos: divulgação
Design gráfico: Sato do Brasil e Murilo Thaveira

Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa
Realização: BuZum!

SERVIÇO

BuZum! e o espetáculo “13 Gotas” em SP

Espetáculo “13 Gotas”
Faixa etária: 03 a 11 anos.
Duração dos espetáculos: 20 minutos.

Data: 23 de novembro (quarta-feira)
Local: CCA Santa Mônica será atendida na Casa sertanista
Endereço: Praça Dr. Ennio Barbato, s/n, Caxingui, São Paulo – SP.
Horários das apresentações:  9h40 14h10

Data: 29 de novembro (terça-feira)
Local: EMEI Neusa Maria Rossi
Endereço: R. Lucrecia Maciel, 40, Vila Guarani, São Paulo – SP.
Horários das apresentações:  9h 9h40 10h20 13h30 14h10 14h50

Data: 30 de novembro (quarta-feira)
Local: EMEI Janete Clair
Endereço: Rua Dr Azevedo Sodré, 114, São Paulo – SP.
Horários das apresentações: 9h 9h40 10h20 13h30 14h10 14h50

Data: 01 de dezembro (quinta-feira)
Local: AFAGOSP (Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade)
Endereço: Rua Cônego Antônio Pinto, 525, Jardim Pedreira, São Paulo – SP.
Horários das apresentações:  9h 9h40 10h20 13h30 14h10 14h50

Data: 05 de dezembro (segunda-feira)
Local: EMEI Delfino Azevedo
Endereço: Praça Primeiro de Outubro, 30 - Vila Monumento, São Paulo – SP.
Horários das apresentações: 9h 9h40 10h20 13h30 14h10 14h50

Data: 07 de dezembro (quarta-feira)
Local: EMEI Prof. Neyde Guzzi de Chiacchio
Endereço: Largo da Lapa, s/n, Lapa de Baixo, São Paulo – SP.
Horários das apresentações: 9h 9h40 10h20 13h30 14h10

Data: 08 de dezembro (quinta-feira)
Local: EMEI Milton Improta
Endereço: Praça Pinheiro da Cunha, 469 - Ipiranga
Horários das apresentações: 9h40 às 10h20 e 13h30

Sobre o BuZum!
Em setembro de 2022, a cia de teatro BuZum! completou 12 anos de experiências, com motivos de sobra para comemorar: são mais de 500 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br ou pelo perfil no Instagram @ProjetoBuZum.

A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia