23/11/2022 às 10h14min - Atualizada em 24/11/2022 às 00h00min

Instituto Ronald McDonald reúne grandes nomes na 1ª Conferência Cuidado Centrado na Família

Evento internacional foi promovido pela primeira vez no Brasil e, durante dois dias, contou com palestras, debates e mesas redondas

SALA DA NOTÍCIA Paula Granha Fiuza
“Precisamos ter as famílias como parceiros ativos no cuidado à saúde das crianças em tratamento e, para fazermos isso, temos que criar um sistema de apoio em volta da família para que ela possa estar lá para seus filhos. Isso é de grande importância”. Esse é o depoimento da Linda Frank, líder do Janet Burton Ronald McDonald House Charities (RMHC) Research Center na University of California San Francisco. Tendo em vista esse cenário, o mês de novembro marcou a realização da 1ª Conferência Cuidado Centrado na Família no Brasil, evento gratuito em prol da construção de estratégias nacionais para implementação das políticas de cuidado dirigidas à família. A ação foi promovida pelo Instituto Ronald McDonald, em parceria com a Novartis e com a Ronald McDonald House Charities (RMHC), nos dias 8 e 9 de novembro, nas dependências do Prodigy Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e reuniu especialistas nacionais e internacionais com palestras, debates e mesas redondas.

“É muito importante o fortalecimento de vínculos familiares, a garantia do direito da criança à família, além do direito ao atendimento de saúde e educação, feito através de um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais”, destaca Eufrásia Maria Souza, Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro, titular da 1º DP de Defesa da Criança e do Adolescente na Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e uma das palestrantes do evento.


“Eu considero que seja fundamental, nos dias de hoje, uma conferência que fala sobre o cuidado centrado na família porque, se pararmos para analisar as últimas décadas, todas as grandes políticas sociais desenvolvidas no Brasil, sobretudo as mais exitosas, têm uma centralidade na família e no papel que ela desempenha para a criança e adolescente”, afirma a Dra. Mariana Setubal, assistente social no IFF/Fiocruz, que apresentou palestra sobre os cenários nacional e internacional da filosofia do cuidado focado na família.

A Conferência contou com a presença de 100 convidados, além de grandes nomes do cenário da saúde e terceiro setor, proporcionando uma visão ampla e aprimorada de como o cuidado deve ser prestado aos pacientes, tendo como base a experiência do Instituto Ronald McDonald no apoio à causa do câncer infantojuvenil ao longo dos seus 23 anos. “A gente já acompanha o trabalho do Instituto há muitos anos e a gente sabe que família sempre fez parte da vida da instituição. Quando o Instituto chama a atenção para isso, ele está contribuindo ainda mais na realidade de crianças não só com câncer, mas com patologias diversas e raras também.”, destaca Tânia Bitti, Chefe do Núcleo de Trabalho em Onco-hematologia do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, no Espírito Santo, que esteve presente na conferência.

Segundo a Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald, Bianca Provedel, o evento foi pensado como um ambiente de ação e debate sobre o cuidado familiar e de crianças e adolescente de forma a impactar positivamente o setor da saúde e lares pelo Brasil. “A Conferência foi idealizada como um momento de oportunidade para debatermos lacunas e desenvolvimento do cuidado centrado na família. Afinal, o envolvimento familiar é de extrema importância para o atendimento de alta qualidade para crianças hospitalizadas. Por isso, reunimos grandes parceiros para impulsionarmos ainda mais profissionais de organizações sociais, famílias, além de profissionais e estudantes da área da saúde.”, destaca a Diretora do Instituto, organização sem fins lucrativos que atua para promover saúde e bem-estar para crianças, adolescentes e suas famílias, contribuindo para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil.

Sobre o Instituto Ronald McDonald
Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald (IRM) há mais de 23 anos atua para propiciar saúde e qualidade de vida de crianças e jovens e aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil. Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, a capacita profissionais de saúde para realizarem o diagnóstico precoce, incentiva a adesão a protocolos clínicos e promove disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br .

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia