14/11/2022 às 17h17min - Atualizada em 16/11/2022 às 16h39min

Mês da Consciência Negra inspira Encontro com Professores no CCBB SP

Com a participação das professoras Sumaya Mattar e Priscila Leonel, encontro ocorre no dia 26 de novembro, dentro da programação do Programa Educativo do CCBB SP

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
No Mês da Consciência Negra, o Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo propõe atividade especial com o objetivo de reforçar e propor reflexões sobre este período tão importante. No dia 26 de novembro, sábado, às 10h30, será realizado o Encontro com Professores sob o tema “Perspectiva democrática, libertadora, anticolonial e antirracista na Educação”, com a participação das professoras Sumaya Mattar e Priscila Leonel.

O encontro, que tem entrada gratuita, será uma oportunidade para os participantes refletirem sobre os desafios colocados para a construção de práticas educacionais críticas e emancipadoras, a partir de uma perspectiva democrática, libertadora, anticolonial e antirracista.


Serão abordados tópicos e questões conceituais que fazem parte do dia a dia de professores e professoras, tais como a seleção de conteúdos e de experiências relevantes, a organização do currículo a partir do território da escola e a criação pedagógica, tendo como pressuposto a inseparabilidade entre professor, artista e pesquisador, a defesa da educação pública e a concepção de ensino de arte como experiência emancipadora.

Sumaya Mattar: é docente da Universidade de São Paulo, onde leciona e orienta pesquisas e projetos educativos nos âmbitos da Graduação, Extensão e Pós-Graduação. É vice coordenadora do PPGAV - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da FFLCH/USP e líder do GMEPAE - Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação. É autora e organizadora de diversos livros e artigos.

Priscila Leonel: é professora e artista visual, que atua principalmente com cerâmica. Em seu ateliê, em Sorocaba/SP, cria mundos, recebe amigos e faz cerâmica. É pesquisadora das relações entre Cerâmica e Identidade Negra – tema da sua tese de doutorado. Em 2015 defendeu seu mestrado na linha Mediação Cultura, com pesquisa sobre Mediação em Museus. Desde então, atua como professora concursada, no curso técnico de Museologia, da ETEC Parque da Juventude. Atuou como professora de cerâmica no curso de Artes Visuais da UNESP/ Bauru entre 2019 e 2021 e atuou como professora de Modelagem em Argila, no curso de pós-graduação em Arteterapia do Instituto de Artes da UNESP/São Paulo. Ao longo de 2022 atuou como professora do curso de Pedagogia da USFCAR, ministrando a disciplina de Metodologia do Ensino de Arte. Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado sobre Pedagogia Decolonial no Ensino de Cerâmica, na ECA/USP.
 
ENCONTRO COM PROFESSORES
Perspectiva democrática, libertadora, anticolonial e antirracista na Educação - com Sumaya Mattar e Priscila Leonel
Dia: 26 de novembro, sábado
Horário: das 10h30 às 11h30
Site para mais detalhes: https://programaccbbeducativo.com.br/

Serviço:
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.
Valor: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.
Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia