01/11/2022 às 15h47min - Atualizada em 07/11/2022 às 00h05min

Com homenagem à Cora Coralina, Feira do Livro de São Joaquim da Barra acontece de 9 a 12 de novembro

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Entre os dias 9 e 12 de novembro, a cidade de São Joaquim da Barra realiza sua Feira do Livro, mais uma festa literária regional que retoma o formato presencial. Em sua 13ª edição, o evento - realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto em parceria com a Prefeitura Municipal e patrocínio da Usina Alta Mogiana – homenageia a poeta goiana Cora Coralina. Nesta edição, as atividades serão realizadas em dois locais: no Parque de Exposições Tancredo Neves (Rua Pará) onde estarão os palcos Cora, Aninha e espaço Coralina; e o Auditório Arthur Parada (Rua Sergipe, 1944).

Shows

  
A abertura oficial da Feira do Livro de São Joaquim da Barra acontece no dia 9/11 (quarta-feira), às 19h, e terá a presença de autoridades e convidados, no Palco Cora. Às 21h, um show de música raiz com o cantor e compositor Renato Teixeira, autor de sucessos como “Romaria” e “Tocando em Frente”, abre a programação. A agenda musical do evento também recebe o grupo Sambaê, no dia 10 (quinta-feira), às 20h30, para uma apresentação com muita ginga, alegria, samba, pagode e brasilidades, no Palco Cora. Na sexta-feira (11), às 21h, Brasil Matuto, grupo de Câmara da USP de Ribeirão Preto, apresenta o Sarau Matuto, misturando música clássica e popular com poemas de Guimarães Rosa, Pablo Neruda e Manoel de Barros. A agenda da feira será encerrada com dois shows no sábado (12): a partir das 20h30, a cantora Natacha Silva, ao lado do violonista Gabriel Andrade e da baterista Rafaelle Terrabuio, abre a noite com o espetáculo “Especial Elis”, uma homenagem à Elis Regina,  uma das maiores intérpretes brasileira. Na sequência, às 21h30, o cantor, compositor e instrumentista brasileiro (filho da cantora Elis Regina e do pianista César Camargo Mariano), Pedro Mariano, com 26 anos de carreira e no auge de sua forma vocal, retorna aos palcos com a turnê “Pedro Mariano Recapitulando”, com canções que fizeram sucesso em toda a sua carreira. O show tem participação do compositor e produtor musical, Daniel Carlomagno. Todas as atividades acontecem no Palco Cora.


CULTURA E EDUCAÇÃO

O projeto Combinando Palavras também estará presente na Feira do Livro de São Joaquim com a participação das escritoras Heloisa Prieto e Regina Rennó e promete reunir estudantes da rede pública para um encontro especial. Para as palestras literárias, o evento recebe o premiado romancista, contista e cronista Cristovão Tezza, na quarta (9), às 19h30; a poeta e professora cuiabana Ryane Leão, na quinta (10), às 19h; na sexta

(11), às 19h30, a poeta, slammer e produtora cultural Mel Duarte; e o escritor, publicitário e professor João Anzanello Carrascoza, nome de destaque no cenário da literatura de ficção brasileira, que estará presente na feira no sábado (12), às 19h. Todas as palestras literárias e a solenidade de abertura terão interpretação em Libras.

A agenda infantil preparada pela organização da feira reúne diferentes atividades, que podem ser vivenciadas por crianças de todas as idades. A Renda de Lenda apresenta duas sessões da contação de história“ O Chamado das Pedras - A história de Cora Coralina”, sobre a trajetória da autora homenageada. A contadora Gracyela Gitirana apresenta a história “Mistérios da casa de cravo e canela”, inspirada no livro homônimo de Miriam Guedes, que terá lançamento na feira. Com proposta lúdica, a contação de histórias de Evaristo Moura convida o público a saber mais sobre a poesia de Cora Coralina.

Oficinas também estarão disponíveis. Uma delas é a de livro desmontável, onde Monalisa Machado e Humberto Caligari utilizam diversos materiais e orientam os participantes a construírem seus próprios livros. O zineiro, ilustrador e escritor Márcio SNO conduz a oficina Zines de Passagem, atividade de produção de fanzine, da criação da história às ilustrações.

Duas apresentações circenses prometem fazer a alegria de crianças e adultos. No espetáculo Circo Rodado, a plateia interage com uma trupe de palhaços que precisam dar conta de todas as atrações do circo e, claro, fazem isso em meio a muitas trapalhadas. Outra atração é a apresentação De Lucca Circus Show, com monociclo, equilibrismo, escada acrobática, malabarismo, muita comicidade e participação direta do público. E tem ainda teatro, com a peça “Os 3 porquinhos e a volta do Lobo Mau”, apresentada pela Cia Teatral Viajantes. Aqui, dois clássicos da literatura infantil mundial se fundem numa montagem repleta de música, dança e risos. Completando a programação, alunos de escolas da cidade fazem apresentações especiais no sábado (12/11).

A 13ª Feira do Livro de São Joaquim da Barra é mais uma festa literária que movimenta o interior do Estado de São Paulo neste segundo semestre. “A programação foi preparada para atender ao público local e regional focada no incentivo à descoberta do prazer da leitura, na oferta de contato e acesso a diferentes linguagens culturais e na valorização da cultura brasileira e sua produção diversa. É um prazer poder realizar novas feiras do livro na região, disseminando a cultura e criando novos leitores”, destaca Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Vera Lúcia Martins Guedes, gerente de Gestão de Pessoas da Usina Alta Mogiana, organização patrocinadora da feira, destaca que beneficiar a população da cidade de origem da empresa é sempre prioritário. "A Feira do Livro de São Joaquim da Barra, tradicionalmente, um evento cultural reconhecido por sua qualidade, ao longo dos anos, tornou-se um verdadeiro catalisador do interesse popular. Especialmente, após a pausa forçada de eventos presenciais que todos nós vivemos, o retorno da feira traz imensa alegria. Esperamos que o público a receba com a mesma empolgação com que ela está sendo preparada pelos organizadores", lembrando que a Usina Alta Mogiana se dedica a desenvolver ações voltadas à cultura e educação, principalmente, de crianças. “Com esse foco, a empresa assumiu o compromisso de patrocinar projetos regionais dessa natureza e as feiras do livro são ótimas oportunidades de promover a leitura, popularizar o acesso ao livro e assim, disseminar conhecimento”, completa.

Para Maria de Fátima Souza Costa, diretora do Departamento Municipal de Educação de São Joaquim da Barra, a retomada do formato presencial da feira é uma comemoração à parte. “A feira é um evento sensorial, onde o livro é o protagonista que promove conteúdos transformadores para a sociedade. Além disso, as atividades realizadas conectam o público com temas essenciais, o que fomenta a leitura e amplia o acesso a diversas manifestações culturais”, destaca Maria de Fátima Costa. “Sem dúvida, a feira é muito importante para a comunidade joaquinense e da região, tanto na formação de leitores como na democratização do acesso aos livros e à leitura. Estamos ansiosos pela retomada do público presencial e a expectativa é a de uma feira de grande sucesso”, completou a diretora de Educação.

A 13ª Feira do Livro de São Joaquim da Barra é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de São Joaquim da Barra, Usina Alta Mogiana e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

SERVIÇO | PROGRAMAÇÃO
13ª Feira do Livro de São Joaquim da Barra

Quarta-feira | 9 de novembro

19h: Cerimonial de abertura | Palco Cora (Parque de Exposições Tancredo Neves) - atividade com interpretação em Libras

19h30: Palestra Literária com Cristovão Tezza | Palco Cora (Parque de Exposições Tancredo Neves) - atividade com interpretação em Libras

21h: Show musical com Renato Teixeira | Palco Cora (Parque de Exposições Tancredo Neves)

Quinta - 10 de novembro

8h e 14h: Contação de História “O chamado das pedras - a História de Cora Coralina”, com Renda de Lenda | Palco Aninha (Parque de Exposições Tancredo Neves)

8h30 e 14h30: Combinando Palavras, com Regina Rennó | Palco Cora (Parque de Exposições Tancredo Neves) - atividade exclusiva para alunos agendados

8h30 e 14h30: Combinando Palavras, com Heloisa Prieto | Auditório Arthur Parada  - atividade exclusiva para alunos agendados

9h30: Apresentação teatral circense com Circo Rodado | Palco Aninha (Parque de Exposições Tancredo Neves)

11h e 15h30: Oficina de Livro Desmontável | Espaço Coralina (Parque de Exposições Tancredo Neves)

19h: Palestra Literária com Ryane Leão | Palco Cora (Parque de Exposições Tancredo Neves) - atividade com interpretação em Libras

20h30: Show musical com Sambaê | Palco Cora (Parque de Exposições Tancredo Neves)

Sexta - 11 de novembro

8h e 14h: Contação de história “Brincando com Sabino e suas histórias”, com Evaristo Moura | Palco Aninha (Parque de Exposições Tancredo Neves)

8h30 e 14h30: Combinando Palavras, com Regina Rennó | Palco Cora (Parque de Exposições Tancredo Neves) - atividade exclusiva para alunos agendados

8h30 e 14h30: Combinando Palavras, com Heloisa Prieto | Auditório Arthur Parada - atividade exclusiva para alunos agendados

9h30: Apresentação teatral circense com De Lucca Circus Show | Palco Aninha (Parque de Exposições Tancredo Neves)

11h: Oficina Zines de Passagem, com Márcio SNO | Espaço Coralina (Parque de Exposições Tancredo Neves)

15h30: Apresentação teatral “Os 3 porquinhos e a volta do Lobo Mau”, com Cia Teatral Viajantes | Palco Aninha (Parque de Exposições Tancredo Neves)

19h: Abertura palestra: Apresentação musical do aluno da ETAM, Fabiano Lozano, Israel Fernandes Botelho, com participação especial de Antonio Mauricio Paulino de Souza e Rodrigo Reinaldo | Palco Cora (Parque de Exposições Tancredo Neves)

19h30: Palestra Literária com Mel Duarte | Palco Cora (Parque de Exposições Tancredo Neves) - atividade com interpretação em Libras

21h: Sarau Matuto com Brasil Matuto | Palco Cora (Parque de Exposições Tancredo Neves)

Sábado - 12 de novembro

9h e 14h: Apresentação de escolas | Palco Cora (Parque de Exposições Tancredo Neves)

9h30: Contação de História “Mistérios da casa de cravo e canela”, com Gracyela Gitirana, e lançamento do livro homônimo, com a autora Miriam Guedes | Palco Aninha (Parque de Exposições Tancredo Neves)

15h: Contação de História “Mistérios da casa de cravo e canela”, com Gracyela Gitirana | Palco Aninha (Parque de Exposições Tancredo Neves)

19h: Palestra Literária com João Anzanello Carrascoza | Palco Cora (Parque de Exposições Tancredo Neves) - atividade com interpretação em Libras

20h30: Show musical “Especial Elis”, com Natacha Silva | Palco Cora (Parque de Exposições Tancredo Neves)

21h30: Show musical Pedro Mariano Show Recapitulando, com participação de Daniel Carlomagno | Palco Cora (Parque de Exposições Tancredo Neves)

Para saber mais sobre a Feira do Livro de São Joaquim da Barra:
Instagram e Facebook:
@prefeituradesaojoaquimdabarra
@fundacaolivrorp
Sites:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
www.saojoaquimdabarra.sp.gov.br
Twitter: (@FundacaoLivroRP)
YouTube: (FeiraDoLivroRibeirao)

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro (FIL) da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país, contando com 21 edições realizadas. Em 2020, tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus. Em 2022, o objetivo dos organizadores foi oferecer uma programação com atividades presenciais e outras em formato on-line, reunindo palestrantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades foram gratuitas e abertas à população: salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projetos educacionais. Nesta 21ª edição, o evento registrou um público de 193 mil pessoas - 178 mil participantes de forma presencial e 15 mil acessos on-line, durante 10 dias de programação.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia