28/10/2022 às 16h20min - Atualizada em 30/10/2022 às 00h01min

Sefras cria coleção literária que aborda as infâncias e adolescências invisibilizadas

Migração, violência e serviços de acolhimento estão entre os temas tratados em oito volumes

SALA DA NOTÍCIA PR

São Paulo, outubro de 2022 - O Dia Nacional do Livro, celebrado neste sábado (29), rememora e homenageia a fundação da Real Biblioteca em 1810, a primeira biblioteca brasileira localizada no Rio de Janeiro - capital do Brasil à época. Além de uma homenagem, a data convida à reflexão da importância do livro para a formação humana. O estímulo à criatividade e imaginação, exercício da memória, melhora da escrita e crescimento do vocabulário são alguns dos principais benefícios relacionados. 

Fundamental para o desenvolvimento social e para o crescimento intelectual do indivíduo, enquanto vetor de conhecimento, são os livros que nos dão acesso ao registro de fatos importantes da nossa história. Neste sentido, o Sefras - Ação Social Franciscana criou uma coleção que trata a invisibilidade. Ao todo, são oito volumes que abordam infâncias e adolescências em áreas de reforma agrária, Quilombolas, agricultura familiar, situação de rua, migrantes e em medidas socioeducativas.


“Este material é um instrumento de Advocacy no qual diagnosticamos as políticas públicas e as demandas da realidade frente a cada grupo abordado. É um relatório para saber o ‘estado da arte’ de cada política à luz das informações de cada movimento e rede envolvida. O objetivo é que este material sirva para dar visibilidade para estes grupos e agendas no que tange a sociedade em geral e, em especial, o Estado”, explica Fabio Paes, coordenador do Advocacy e responsável pelo projeto.

Resultado de um caminho percorrido pelo Sefras na construção e articulação popular em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, pensando também no contexto democrático de de projeto de país, a iniciativa é uma parceria com a Campanha Nacional de Educação, por intermédio do Movimento de Educação junto à Porticus (financiadora do projeto). O acesso ao material é gratuito e a instituição franciscana foi a responsável pela curadoria da revisão de texto e produção gráfica. 

Preocupada em discutir assuntos relevantes para a nossa história, o Sefras lançou recentemente o livro ‘Fome e assistência alimentar na pandemia’, também resultado de uma articulação do Advocacy. A publicação aborda diversas nuances relacionadas às vulnerabilidades durante a pandemia de Covid-19, como a fome, o direito e a assistência à alimentação, a fome estrutural e seu agravamento na pandemia, além das perspectivas de mobilização e incidência. 

Com autoria de Adriana Salay Leme, José Raimundo Sousa Ribeiro Junior, Lis Furlani Blanco e Lívia Cangiano Antipon, a obra traz depoimentos de outras instituições, além do Sefras. Nesse livro conseguimos mapear os movimentos de assistência alimentar durante e pós-pandemia, aprofundando a reflexão sobre os mecanismos de exploração e opressão da vida, além de discutir a dicotomia entre direito e assistência. Com o resultado dessa análise, vislumbramos contribuir na atuação diária e de incidência política de organizações, redes e movimentos sociais que atuam direta ou indiretamente nesta frente, conclui Paes.

Sobre o SEFRAS - Ação Social Franciscana: O SEFRAS é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase. Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atende mais de 4 mil pessoas todos os dias no Brasil. Seus serviços diários promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia