27/10/2022 às 16h36min - Atualizada em 30/10/2022 às 00h00min

Newsletter se torna uma ferramenta essencial para se destacar em um mar de notificações

* Maurício Fernandes, diretor de operações da 270B Brasil

SALA DA NOTÍCIA Caroline Almeida

Nos tempos atuais, a pessoa que fica uma hora sem visualizar o seu celular irá se deparar com um número altíssimo de notificações, sendo estas divididas em notícias, mensagens de amigos, familiares e trabalho, postagens de redes sociais, avisos de aplicativos, e-mails recebidos, entre outras. Em meio a esse bombardeio diário de informações, é difícil filtrar o que está sendo consumido, da mesma forma que é complicado para as empresas fazer a sua mensagem se destacar no meio dessa “multidão”.

Diante desse cenário, a newsletter aparece como uma ótima opção para quem deseja se sobressair nessa imensidão de notificações. Isso porque, a grande arma em favor desse tipo de conteúdo é que ele passou pelo crivo de aceitação por parte de quem vai receber. Em meio a um mar de estímulos informativos que nem sempre escolhemos ter contato, a newsletter, também chamada de boletim informativo, tem como a sua principal força o fato de atuar como um meio não invasivo de conversar com a audiência, já que esta se mostrou disposta a ter o contato com esse conteúdo.

Além de exaltar a importância dessa disponibilidade do leitor com interesse ativo para receber esse conteúdo, vale ressaltar ainda que a newsletter tende a encontrar um público mais propenso a engajar com a temática ali exposta, abrindo espaço ainda para discussões, debates e conexões que geram valor à sua marca de forma direta e também indireta.

Destaque na multidão

Por outro lado, dados da Statisa mostram que todos os dias são enviados cerca de 8,32 bilhões de e-mails, só no Brasil. Ou seja, mesmo se tratando de uma newsletter, existe uma forte concorrência para que o seu e-mail seja destacado e chame a atenção do usuário. Para isso, é preciso ressaltar alguns pontos fundamentais para que este conteúdo seja evidenciado dentre os demais na caixa de entrada do seu público.

O primeiro e principal fator para que o seu conteúdo chame a atenção é a qualidade. Isso porque será a principal condição para que o seu leitor continue não só consumindo, mas que também seja estimulado a compartilhar e destacar esse material diante dos outros. Dessa forma, é possível dizer que, ao oferecer um boletim informativo de alto nível, você estará estimulando o crescimento orgânico e a fidelização do seu público, refletindo positivamente em outras métricas importantes, como novas assinaturas, taxa de abertura e de cliques.

Mas, como assegurar qualidade diante de um produto que exige periodicidade e recorrência? A resposta passa muito pelo conhecimento relacionado ao seu público. Esse é um fator fundamental. Até porque, é preciso  entender o que eles gostam ou não, principalmente para compreender se este material atende o que esperam de você ou da sua empresa.

Ferramenta fundamental e necessária

Diante de tudo isso exposto, é possível dizer que uma newsletter bem feita é uma ferramenta importantíssima na relação de sua marca com o público. Essa porta aberta para troca de informações gera uma conexão de confiança com a sua audiência e mostra que a empresa sabe fazer boas entregas de produto e serviço, mas que ela não para ali, que também têm informação a oferecer.

Basicamente, esse tipo de material surge para fortalecer, ou até mesmo criar laços importantes com o público, algo bastante complicado de se fazer nos dias atuais, em que a competitividade pela atenção é enorme. No entanto, por se tratar de uma ferramenta previamente acolhida, o boletim informativo se torna uma arma de suma importância, já que uma primeira barreira fundamental nesse tipo de contato já foi superada de maneira antecipada.

Por outro lado, apenas o oferecimento deste tipo de conteúdo não basta. É preciso estar atento para entregar o que as pessoas esperam receber, olhando sempre para a qualidade do conteúdo, mantendo a frequência de envio e inovando quando for necessário. Do contrário, mesmo que tenha passado pela aceitação prévia dessa audiência, o seu material será apenas mais um dentro de uma pilha de notificações.

* Maurício Fernandes é diretor de operações da 270B Brasil. Graduado em Publicidade, com especialização em Marketing pela Anhembi Morumbi, o profissional é responsável na 270B por liderar a equipe de colaboradores, o desenvolvimento das campanhas, além da prospecção de novos clientes no Brasil.


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