24/10/2022 às 10h42min - Atualizada em 29/10/2022 às 00h04min

Saiba qual processo de corte de metais é ideal para seu negócio

Plasma, oxicorte, laser e jato de água são os principais processos de  corte presentes na indústria 

SALA DA NOTÍCIA Letícia Gasparini
Agência Image 360
HYPERTHERM ASSOCIATES

São Paulo, outubro de 2022 - Cada processo de corte de metal possui especificidades que devem ser levadas em consideração quando uma empresa deseja escolher um método. É importante lembrar, porém, que a combinação de processos pode ser a melhor opção para determinadas aplicações. 

Edson Urtado, gerente de vendas da Hypertherm Associates, no Brasil, empresa referência no segmento, destaca que são quatro os tipos de corte industrial. “Plasma, que usa uma corrente para transferir energia para um material de trabalho condutor; oxicorte, uma boa escolha para quem precisa cortar somente aço-carbono espesso; laser, que oferece excelente qualidade de corte e alta produtividade em vários materiais; e jato d’água, um método baseado em erosão que usa pressões de água extremamente altas para cortar os materiais”.

Para aplicações de corte mecanizado, os softwares dos métodos a plasma e oxicorte são usados para programar a máquina e, em alguns casos, o software CNC pode programar peças individuais ou pequenas execuções. Já os softwares dos processos a laser e jato d’água, desenvolvidos por um fabricante de equipamento original (OEM), podem vir equipados na máquina. Nos quatro tipos de corte, no entanto, a maioria dos fabricantes opta pelo chamado software de agrupamento CAD/CAM, que oferece mais recursos.

Confira mais detalhes explicados pelo especialista da Hypertherm Associates sobre os quatro processos:

Plasma

Os sistemas de corte a plasma usam uma corrente de plasma para transferir energia a um material de trabalho condutor. Essa corrente é geralmente formada pressionando um gás como nitrogênio, oxigênio, argônio ou até mesmo ar em um bico estreito. Correntes elétricas produzidas por uma fonte de alimentação externa adicionam energia suficiente ao fluxo de gás para ionizá-lo, tornando-o um arco plasma com temperaturas próximas a 22.000 Celsius. O arco plasma corta a peça de trabalho por derretimento, removendo o metal derretido.

Componentes do sistema a plasma:

- Fonte de alimentação: tem como função principal fornecer a energia correta para manter o arco plasma após a ionização;

- Tocha: serve como suporte do bico e do eletrodo consumíveis e fornece refrigeração (água ou gás) para essas peças;

- Circuito de partida do arco: na maioria das tochas resfriadas a líquido de 130 A ou mais, há um circuito gerador de alta frequência que produz tensão CA de 5.000 a 10.000 volts a aproximadamente 2 MHz. Essa tensão cria um arco de alta intensidade dentro da tocha para ionizar o gás, produzindo o plasma. Em vez do circuito de partida por alta frequência acima, as tochas de plasma a ar geralmente usam um eletrodo móvel ou a tecnologia de “partida por escape” para ionizar o gás.

Oxicorte

O oxicorte é uma boa escolha para quem precisa cortar somente aço-carbono espesso (mais que 51 mm). Além disso, pode ser uma alternativa econômica se a empresa não possui muitas peças para cortar e não está focada em produtividade ou lucratividade por peça. 

Em oficinas de alta produção, o oxicorte é frequentemente utilizado em máquinas de corte automatizadas para cortes múltiplos de peças pequenas, muitas vezes usando várias tochas na mesma mesa de corte do tipo pórtico. Quando várias tochas são usadas, o processo oferece alta produtividade em materiais mais espessos, normalmente acima de 5/8”. Depois de cortadas com oxicorte, as peças ficam oxidadas e precisam de muita limpeza, o que frequentemente inclui pulverização pesada para remover as escórias.

Laser

Quando utilizada em aplicações de corte, a tecnologia de laser oferece excelente qualidade e alta produtividade em diferentes materiais. O método CO2 normalmente exige um investimento menor, mas tem manutenção mais cara que os lasers a fibra.

Componentes do sistema a laser:

- Ressonador de laser;

- Projeção de feixe;

- Cabeça de corte.

Jato de água

O corte a jato de água é um processo baseado em erosão que usa pressões de água extremamente altas (4.137bar/60.000psi ou mais) para cortar material. Com ou sem abrasivo, os sistemas a jato de água oferecem um corte altamente preciso em uma ampla gama de materiais, sem zonas afetadas pelo calor.

Componentes do sistema de jato de água:

- Bomba de jato de água: fonte de água com alta pressão;

- Regulador do abrasivo;

- Software de agrupamento;

- Controlador;

- Mesa de corte;

- Cabeça de corte: disponível nas versões com abrasivo ou somente água;

- Consumíveis;

- Orifícios: diamantes ou rubis;

- Bicos;

- Conjuntos de reposição;

- Equipamento de apoio;

- Armazenamento de abrasivo em grande quantidade: transfere o abrasivo para o regulador de abrasivo;

- Reciclagem de água de corte de circuito fechado: para corte de materiais perigosos ou reciclagem de água;

- Reciclagem de abrasivo: pode recuperar aproximadamente 50 a 70% do abrasivo para reutilização;

- Sistema de osmose inversa: TDS < 250 partes por milhão (se for maior, a água deve ser purificada para aumentar a vida útil do componente);

- Sistema de remoção de abrasivo: sistema dentro do tanque que transfere o abrasivo gasto para uma tremonha.

 

Sobre a Hypertherm Associates

A Hypertherm Associates é uma fabricante norte-americana de produtos e software de corte industrial. Seus produtos, incluindo os sistemas de jato de água OMAX e de plasma da Hypertherm, são usados por empresas do mundo inteiro para construir navios, aviões e trens, fabricar estruturas em aço e equipamentos pesados e produzir turbinas eólicas, e muito mais. Além dos sistemas de corte, a empresa cria CNCs e softwares que proporcionam níveis de desempenho e confiabilidade que resultam em maior produtividade e lucratividade para centenas de milhares de empresas. Fundada em 1968 a Hypertherm Associates é uma empresa 100 por cento de propriedade dos seus funcionários e emprega aproximadamente 2.000 profissionais, com operações e representações por parceiros no mundo inteiro. Saiba mais em www.HyperthermAssociates.com.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia