28/10/2022 às 10h30min - Atualizada em 29/10/2022 às 00h01min

"Sabores e Lembranças" traz workshops de gastronomia com refugiados

Com imigrantes de quatro países, iniciativa do Instituto Adus busca proporcionar um intercâmbio cultural

SALA DA NOTÍCIA Juliana Maggio
São Paulo, 28 de outubro de 2022 - O Instituto Adus, organização sem fins lucrativos que atua pela integração de refugiados na sociedade brasileira, promove o ciclo de workshops Sabores e Lembranças nos dias 5 e 6 de novembro, em São Paulo. O evento conta com o apoio da empresa de logística e transportes JSL, do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do ProAC (Programa de Ação Cultural).

Cada uma das quatro sessões será apresentada por um refugiado acolhido pelo Instituto e que, atualmente, trabalha com gastronomia no Brasil. Nelas, os chefs ensinarão duas receitas típicas do país, sendo um prato doce e um salgado, enquanto compartilham histórias com o público presente.


“Quando falamos em refúgio, a culinária aparece como uma oportunidade de renda e de reconexão com suas culturas de origem e com memórias afetivas”, diz Marcelo Haydu, diretor do Instituto Adus. “O projeto Sabores e Lembranças tem como objetivo levar conhecimento sobre a causa e gerar um espaço de interação e integração entre diferentes povos por meio do conhecimento e da gastronomia”, acrescenta.

Os workshops serão realizados no Estúdio Erê, localizado na Rua Tanabi, 235, Barra Funda, em São Paulo (SP) e receberão 30 pessoas por sessão, que deverão se inscrever previamente pelas redes sociais do Instituto Adus, de forma gratuita. Em busca de mais acessibilidade, o evento contará com interpretação em libras e adaptações no local.

Ao final dos encontros, as receitas ensinadas farão parte de um livro de culinária, apadrinhado por Bel Coelho, Rodrigo Oliveira e Helena Rizzo. O material será virtual e distribuído gratuitamente pela internet.

Serviço
Onde: Estúdio Erê, localizado na Rua Tanabi, 235, Barra Funda, em São Paulo (SP) 
Ingressos: gratuito, disponíveis no Facebook e Instagram do Adus
Agenda:
5 de novembro, às 11h: workshop com Evodie Kanyeba, da República Democrática do Congo
5 de novembro, às 16h: workshop com Sorab Kohkan, do Afeganistão
6 de novembro, às 11h: workshop com Gema Soto, da Venezuela
6 de novembro, às 16h: Workshop com Mohamad Alghourani, da Síria


Sobre o Instituto Adus
O Instituto Adus, fundado em 2010, é uma organização sem fins lucrativos que atua pela integração de refugiados na sociedade brasileira, por meio de acolhimento e proteção, capacitação e intermediação junto a empresas para colocação profissional, e ensino de português. Ao longo de mais de 11 anos de trabalho, mais de 5.000 alunos já passaram pelas aulas de português; mais de 1.500 refugiados foram capacitados; mais de 650 foram inseridos no mercado de trabalho; e mais de 2.000 receberam a orientação jurídica necessária para superar as barreiras culturais que os separam de sua integração plena.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia