26/10/2022 às 16h51min - Atualizada em 28/10/2022 às 00h10min

Saneamento alavanca indústria 4.0

Saint-Gobain Canalização se une a startup e amplia oferta de serviços de olho em 2040

SALA DA NOTÍCIA Daniella Bottino
Weber Shandwick
Divulgação
O novo marco legal do saneamento, que acaba de completar dois anos, veio acompanhado de otimismo das empresas da cadeia de suprimentos até as construtoras. Se as metas de investimento forem cumpridas, cerca de R$ 70 bilhões por ano, será um grande momento para o setor. A Saint-Gobain Canalização já possui um plano de negócios estruturado para quando esse momento chegar com investimentos de mais de R$ 50 milhões por ano na ampliação da produção. A companhia, que deve fechar 2022 com faturamento de R$ 1,2 bilhão, está indo mais longe e pensando em 2040. Quando a universalização de água e esgoto for uma realidade no país, o setor de serviços ligados à eficiência do sistema será cada vez mais demandado. Uma das metas do novo marco legal do saneamento é exatamente diminuir as perdas de água, passando dos atuais 40% ao ano para 25%. É aí que entra em cena a inovação da indústria 4.0.

A Saint-Gobain Canalização acaba de fechar uma parceria com a startup brasileira IBBX para fornecimentos de três tipos de sensores wireless para melhorar a eficiência de indústrias, companhias de mineração e de saneamento. Os sensores são carregados via campo eletromagnético, oferecendo custo mais baixo e facilidade, pois podem ser instalados em locais afastados onde não há energia elétrica próxima. São três tipos de sensores: preditivo (para prever problemas futuros em equipamentos eletromecânicos); de pressão (voltado para tubulação de água das adutoras, o equipamento faz 500 leituras por segundo e é um detector de vazamento); e de eficiência energética (verifica a eficiência de equipamentos e contribui com leituras para redução do consumo de energia). Faz parte da estratégia da empresa incrementar o setor de serviços, especialmente os ligados à indústria 4.0. A empresa calcula um faturamento de cerca de R$ 30 milhões por ano só com essa área daqui a cinco anos.


A empresa acredita no potencial do mercado de serviços alinhado ao seu produto carro-chefe, os tubos de ferro fundido, utilizados há mais de cem anos em obras de saneamento e uma solução referência mundial. Há cerca de 10 anos, a Saint-Gobain Canalização incrementou o portfólio de tubos para atender indústrias, mineradoras e mais recentemente o setor de irrigação. Essa estratégia de diversificação para outros mercados foi adotada alguns anos atrás e esse movimento trouxe uma demanda diferente do que empresa estava habituada. A indústria e mineração são ávidos por serviços que melhorem sua eficiência e diminuam os gastos com manutenção, pois ninguém quer uma planta ou uma mina parada. Essa demanda dos novos clientes para prestação de serviços foi o que impulsionou a seguir adiante, criando um portfólio dedicado ao tema. O movimento do saneamento por mais e mais eficiência também demandará dos fornecedores, cada vez mais soluções completas, não só de materiais, mas de novas tecnologia e serviços.

A companhia já tem uma carteira de 250 clientes para esse novo serviço em parceria com a IBBX, e a instalação programada de 2.500 sensores a partir do fim de setembro. Entre esses clientes, estão a própria planta industrial da companhia, em Barra Mansa, e diversas empresas do grupo Saint-Gobain.

 


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