21/10/2022 às 13h35min - Atualizada em 28/10/2022 às 00h08min

Igarapé terá shows de encerramento do projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino, neste sábado  

SALA DA NOTÍCIA Lorraine Souza
 
O projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino entrou na reta final em Igarapé. E, para celebrar as ações que têm sido realizadas na cidade, o Instituto Fernando Sabino preparou uma programação musical especial. No próximo sábado (22/10), a partir das 17h, a Praça da Matriz será palco de várias atrações.
 

O músico Gláucio Barbosa, que é natural de Alagoas, “mas mineiro de coração”, vai apresentar um show com a participação especial de Bernardo Sabino. Outra atração confirmada é o Grupo Vil Metal Acústico, no qual o cantor e guitarrista Clayton Homem e o trompetista João Vianna se apresentarão ao lado do percussionista Nani, com a participação musical de Bernardo Sabino. O show conta com muito pop, rock anos 80 ,90 e o samba rock dos mestres Seu Jorge , Benjor e Tim Maia. Também haverá uma apresentação do artista local Jorge Pereira de Oliveira, carinhosamente conhecido como  Jorginho Capoeira, que trará ainda mais brasilidade para o evento.
 
O projeto tem realização do  Instituto Ondular e pelo Instituto Fernando Sabino, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo,  e conta com o patrocínio da Mineração Usiminas e apoio cultural do Instituto Usiminas, da Prefeitura de Igarapé e Secretaria Municipal de Educação.
 
Encontro Marcado
 
O projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino iniciou as atividades no município em 10 de agosto. Na primeira etapa, Bernardo Sabino, filho do escritor e presidente do Instituto Fernando Sabino, esteve na cidade para um workshop e explicou a proposta e como poderia ser trabalhada em salas de aula. Participaram a equipe da Mineração Usiminas, patrocinadora do projeto, autoridades locais, pedagogos, professores e alunos. “Fiquei emocionado ao ver o carinho das pessoas com a memória de meu pai”, pontua.
 
 
Bernando ressalta que foi “um dia memorável, as crianças se divertiram brincando com argila, pinturas, teatro, capoeira, entre outras atividades que demonstram uma pequena parte do que pode ser trabalhado com a obra do autor”.
 
Já na segunda fase, iniciada em 19 de setembro, o presidente do Instituto visitou as Escolas Municipais, Professora Amélia Amaral e Silva e Professora Maria da Conceição Dias Ferreira Andrade para conhecer os trabalhos criados pelos alunos, inspirados nas obras do autor. No dia 20, o projeto também esteve na Feira Literária Infantil, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, na Casa de Cultura.   Já no  dia 23, aconteceu a abertura oficial da exposição do “Encontro Marcado com Fernando Sabino”, com música e diversão.
 
Sobre o projeto
 
Em seus 15 anos de trajetória, com mais de 90 edições realizadas, já envolveu cerca de 900 mil alunos de escolas públicas estaduais e municipais. Em cada edição, as instituições desenvolvem pesquisas e trabalhos em oficinas artísticas coordenadas pelos professores. Logo após essa etapa, é montada uma exposição sobre a vida e a obra de Fernando Sabino, simultaneamente às atividades artísticas produzidas pelos alunos em sala de aula.
 
A iniciativa prevê ainda a doação de coleções de livros e filmes para instituições públicas, além da distribuição de exemplares de revistas com obras do escritor para todos os participantes.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia