27/10/2022 às 11h02min - Atualizada em 28/10/2022 às 00h00min

Quais critérios o Comitê de Política Monetária usa para definir a taxa básica de juros?

Entenda também como isso afeta o seu bolso.

G1
https://g1.globo.com/economia/especial-publicitario/inteligencia-financeira/noticia/2022/10/27/quais-criterios-o-comite-de-politica-monetaria-usa-para-definir-a-taxa-basica-de-juros.ghtml

Entenda também como isso afeta o seu bolso. O Comitê de Política Monetária (Copom) é o órgão deliberativo do Banco Central (BC) que define a taxa básica de juros (Selic). Ela é parâmetro para todos os indexadores do mercado e, por isso, foi apelidada de taxa mãe.
De fato, essa senhora mexe com a vida de todo mundo – do preço do pãozinho ao valor dos juros que você paga em um financiamento – e muda a cada 45 dias, quando acontece uma nova deliberação.
Neste ano, com a inflação nas tampas, a taxa Selic também subiu bastante, reunião após reunião. E esse movimento não foi ao acaso. A estratégia que o BC usa para combater a inflação é aumentar a taxa de juros para desestimular o consumo e acalmar o dragão.

Leia só como funciona:
Infográfico
Divulgação
Fonte: Entenda o que o Copom olha para decidir a taxa de juros e como isso afeta seu bolso | EESP

Credito G1



Fonte: https://g1.globo.com/economia/especial-publicitario/inteligencia-financeira/noticia/2022/10/27/quais-criterios-o-comite-de-politica-monetaria-usa-para-definir-a-taxa-basica-de-juros.ghtml


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia